Somália suspende Khadija Aden Dahir, presidente da Federação de Atletismo, por nepotismo
País investiga se Nasra Abukar, sobrinha de Dahir, tenha sido beneficiada para fazer parte da competição
Com a polêmica envolvendo os Jogos Mundiais Universitários, a Somália suspendeu a presidente da Federação de Atletismo, Khadija Aden Dahir, sob acusação de nepotismo envolvendo a modalidade de 100 metros rasos no evento. Na competição, Nasra Abukar, sobrinha de Dahir, levou mais de 22 segundos para completar o percurso e entrou para a história ao fazer o pior tempo na categoria.
VEJA MAIS
A decisão foi comunicada em um pronunciamento oficial do Ministério da Juventude e Esporte, que repudiou o ato. Mohamed Barre, ministro dos esportes do país, afirmou que a atitude de Dahir é uma "vergonha que não representa o povo da Somália".
"O Ministério da Juventude e Esporte declara firmemente suas intenções de buscar medidas legais contra o vice-presidente da Federação de Atletismo da Somália e indivíduos responsáveis pela falsificação da Assossiação de esportes universitários da Somália", diz o comunicado.
Dahir também será investigada por outros dois motivos: abuso de poder e "difamar o nome da nação". Além disso, o Ministério informou que não há qualquer registro de Nasra em grandes eventos de atletismo, que sejam capazes de comprovar o histórico de atleta da jovem.
Relembre o caso
O caso de Nasra repercutiu na última semana após o vídeo da competição em Chendgu, na China, viralizar nas redes sociais. Com o baixo desempenho da jovem de 20 anos na prova, foram levantadas suspeitas acerca do favorecimento na convocação da sobrinha de Dahir para os Jogos.
Nasra levou mais de 22 segundos para finalizar a prova e terminou em último lugar, com mais de 10 segundos atrás da vencedora, que marcou 11,58 segundos nos 100 metros rasos.
"Com base nesses resultados, o presidente do Comitê Olímpico Nacional da Somália deve suspender Khadijo Aden. Além disso, o Ministério declara firmemente sua intenção de tomar medidas legais tanto contra o presidente da Federação de Atletismo da Somália quanto contra os indivíduos responsáveis pela falsificação da Associação de Esportes Universitários da Somália", disse Barre, após a competição.
(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do coordenador do Núcleo de Esportes de OLiberal.com, Pedro Cruz)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA