Apegado ao 'fator Curuzu', Paysandu encara ABC-RN frágil como visitante e com tabu histórico
Cerca de 60% dos gols do Papão na Terceirona deste ano ocorreram como mandante. Veja números.
Na primeira fase da Série C 2022, o Paysandu teve o segundo melhor ataque da competição. O ímpeto ofensivo bicolor, inclusive, parece se intensificar quando a equipe joga em casa, no estádio da Curuzu, em Belém. Um levantamento feito pelo Núcleo de Esportes de O Liberal aponta que 19 dos 32 gols marcados pelo Papão na temporada - cerca de 60% - ocorreram como mandante.
Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!
É com esse retrospecto que o Paysandu enfrenta o ABC-RN, neste sábado (27), no estádio da Curuzu, pela segunda rodada do quadrangular de acesso da Série C. Somado a isso, o Papão ainda terá pela frente um adversário frágil como visitante e que não vence a equipe alviceleste há décadas em Belém.
VEJA MAIS
Por isso, o Núcleo de Esportes de O Liberal separou três motivos pelos quais o Paysandu pode acreditar em vitória sobre o ABC-RN na Terceirona, veja.
Curuzu: fortaleza alviceleste
Na primeira fase da Série C, o Paysandu somou 33 pontos. Desses, 21 - cerca de 63% - foram conquistados dentro do estádio da Curuzu. Em 10 jogos disputados em Belém neste ano, o Papão venceu seis e empatou outros três. A equipe só não foi a melhor mandante da fase classificatória porque perdeu, na última rodada, para o Floresta, por 1 a 0, em jogo que já estava garantido nos quadrangulares.
Visitante que "não assusta"
Enquanto o retrospecto bicolor jogando em casa é bastante positivo, o histórico do ABC-RN como visitante nesta Terceirona é bem modesto. Em 10 jogos disputados nesta Série C longe de Natal, o alvinegro potiguar venceu apenas dois. Além disso, a equipe somou fora de casa mais quatro empates e quatro derrotas. Esses índices deixam o ABC-RN na 11ª posição entre os melhores visitantes da Terceirona.
Tabu histórico
Faz 37 anos que o ABC-RN não vence o Paysandu em Belém. A última vez que o ABC-RN veio a Belém e saiu com os três pontos foi em 1985. Na ocasião, ambas as equipes se enfrentaram pela Série A do Brasileirão e o clube potiguar venceu por 1 a 0. Desde então, Paysandu e ABC-RN se enfrentaram na Curuzu outras oito vezes, com sete vitórias bicolores e um empate.
Além disso, na Série C deste ano, o ABC-RN já foi derrotado em Belém. Pela 15ª rodada da primeira fase, o alvinegro potiguar perdeu por 2 a 0 para o Remo, maior rival do Paysandu, no Baenão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA