Olimpíadas 2024: Jogos Olímpicos têm outra atleta reprovada em teste de gênero

Além da argelina que viu sua adversária abandonar a luta após um golpe, os Jogos de Paris contam com outro caso semelhante

O Liberal
fonte

A argelina Imane Khelif, que avançou para as quartas de final do boxe feminino após a desistência da italiana Angela Carini na categoria até 66kg, está nos Jogos Olímpicos de Paris apesar de falhar no teste de gênero.

Além de Khelif, a boxeadora taiwanesa Lin Yu-Ting, da categoria até 57kg, também compete nos Jogos após ser desclassificada no campeonato mundial de boxe em 2023, realizado em Nova Delhi, na Índia, por não passar no teste de gênero. Segundo Igor Kremlev, presidente da Associação Internacional de Boxe, foi detectado que ambas têm cromossomos XY, o que resultou na exclusão de ambas dos eventos.

VEJA MAIS

image Olimpíadas 2024: Italiana desiste de luta contra boxeadora reprovada em teste de gênero
Aos 46 segundos, Angela Carini abandonou o confronto contra a argelina Imane Khelif, atleta com alto nível de testosterona

image Olimpíadas 2024: rival de boxeadora que desistiu não é mulher trans; entenda condição da atleta
A boxeadora argelina Imane Khelif não é uma mulher trans, ou seja, nasceu no gênero feminino

image Olimpíadas 2024: Carol Naka e Bárbara Santos perdem e se despedem no boxe na estreia
Brasileiras não conseguiram fazer um bom combate e caíram na primeira rodada em Paris

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não encontrou impedimentos para a participação de Khelif e Yu-Ting nos Jogos Olímpicos de Paris, permitindo que ambas competissem, já que o torneio de boxe é organizado pelo próprio COI e não pela Associação Internacional de Boxe.

Imane Khelif declarou à agência France Press que foi vítima de uma "conspiração" ao ser desclassificada no mundial. Lin Yu-Ting ainda não se manifestou sobre o assunto.

A italiana Angela Carini abandonou a luta contra Imane Khelif devido a dores no nariz após um golpe, poucos segundos após o início. A taiwanesa Lin Yu-Ting enfrentará Sitora Turdibekova, do Uzbequistão, nesta sexta-feira (02/8).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paralimpíadas 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE OLIMPÍADAS

MAIS LIDAS EM OLIMPÍADAS