O que é SAF? Entenda ‘novo negócio’ entre Remo e empresário que vai custar R$200 milhões
Veja o que vai mudar se a proposta do empresário carioca for aceita pelo presidente para a compra do departamento de futebol do clube
O modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem rendido bons frutos para os clubes brasileiros. Em Belém, o termo começou a despertar a curiosidade dos paraenses, após um empresário oferecer mais de R$ 200 milhões para comprar a SAF do Remo. Pensando nisso, o portal O Liberal.com resolveu explicar o que significa o termo, como funciona esse modelo de gestão no futebol e quais os benefícios de um clube-empresa. Confira!
VEJA MAIS
Qual é o significado de SAF?
A sigla “SAF” significa Sociedade Anônima do Futebol e trata-se de uma lei que permite que os clubes de futebol possam ser transformados em empresas. Ela foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2021.
Qual a diferença de um clube para um clube-empresa?
Os clubes funcionam como uma associação civil sem fins lucrativos. Quando tornam-se “clube-empresa” viram um negócio com o objetivo de ganhar dinheiro a partir do esporte. Por exemplo, os clubes brasileiros Cruzeiro, Botafogo e Vasco já criaram suas SAFs e conseguiram transformar os seus times de futebol em empreendimentos, vendendo o comando deles para investidores, transformando em lucro.
O que muda com a SAF no futebol?
Adotando esse modelo de gestão, os clubes brasileiros, que antes funcionavam sem fins lucrativos, passam a ganhar dinheiro com os investimentos e têm a chance de “quitar” suas dívidas. A SAF também passa a ser responsável por contratações, acordos e salários.
Quais são os benefícios de um clube aderir a SAF?
Os benefícios aos times são a possibilidade de conseguir maior ganho financeiro de pessoas físicas e investimentos, podendo quitar dívidas trabalhistas.
(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA