Paraense conquista Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint e vaga para o Mundial
Maria Elitelma de Matos é de Marabá e disputou a competição em Maceió, no Alagoas
A paraense Maria Elitelma de Matos, de 57 anos, se tornou campeã brasileira de triathlon na categoria de 55 a 59 anos. A conquista veio no Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, realizado em Maceió, no Alagoas, na última semana. Com isso, a atleta conseguiu uma vaga no Mundial, que ocorre em Hamburgo, na Alemanha, sem data definida.
“Foi a realização de um sonho que eu vinha buscando há um ano, treinando sozinha nas madrugadas, longe do convívio familiar em alguns momentos e tendo que conciliar com o trabalho” disse Maria.
VEJA MAIS
A atleta é natural de Marabá, mas desde 2021 é associada à Federação Baiana de Triathlon, já que a paraense não é ativa. Maria participou de várias competições amadoras regionais até chegar no campeonato baiano e vencer.
“Tinha um objetivo de participar de um Campeonato Brasileiro e para isso precisava me filiar a uma federação de triathlon. E no Pará ainda não tem uma federação ativa. Então, escolhi a federação baiana porque já conheço a história do esporte por lá e me senti muito acolhida”, contou a atleta.
No triathlon sprint o atleta tem que fazer 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e cinco quilômetros de corrida. Para o Campeonato Mundial, a paraense disse que o objetivo é ficar, no mínimo, entre os 20 melhores atletas do mundo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA