Paidex promete nova experiência em esportes de aventura com bicicleta no Pará
Primeira etapa do ano ocorre neste domingo (24), em percurso de 68 quilômetros
O Paidex, modalidade de aventura em bicicleta, tem a programação dividida em cinco etapas obedecendo a uma escala progressiva na quilometragem. A primeira etapa do ano acontece hoje (24), em um percurso de 68 quilômetros entre Belém e Mosqueiro.
Sinta o clima do Paidex!
PAIDEX MOSQUEIRO 2017 from Bike Belém on Vimeo.
O grupo para o primeiro Paidex do ano está definido com 670 participantes, mas, de acordo com Aleixo Martins, coordenador, o número deve chegar a mil devido a turma que vai no pipocão (ciclistas que acompanham à prova).
Durante o percurso têm paradas para hidratação e outros serviços. "Vamos ter postos em Benevides, depois em Santa Bárbara e no portal do Mosqueiro", conta Aleixo, acrescentando que a organização contratou cinco socorristas, ambulância para segurança dos ciclistas.
LARGADA
A largada do primeiro Paidex/2019 será do Mercado de São Brás, às 6 horas, e a previsão de chegada em Mosqueiro será às 10h40. "Não tem pressa. Vamos com calma", conta Aleixo. O evento tem o apoio do grupo Ciclismo Bike Belém fundado por Cid Camijó, 42 anos, que também atua na coordenação.
"O Paidex é um desafio de ciclismo realizado em cinco etapas, com dificuldades gradativas nos percursos. A cada destino alcançado, novos obstáculos irão surgindo, aumentam-se as distâncias, altimetrias e outros fatores incluídos no rally ciclístico”, diz Aleixo. O programa é destinado para jovens e adultos de ambos os sexos, a partir dos 13 anos.
Segundo ele, o participante é levado a uma evolução constante para conquistar novos territórios, novas vitórias, passando por estradas rumo a cidades e municípios que algumas vezes só se conhecia no mapa ou eram alcançados de carro.
DEFINIÇÃO
“O Paidex é uma nova visão, uma maneira diferente e desafiadora de encontrar o seu objetivo em cima de uma a bicicleta, passando por postos de controle (PC) e tendo todo o seu caminho registrado em um passaporte (formulário) pela equipe de apoio que fornecerá insumos mínimos (água, fruta, suplementos e etc) e suficientes para cumprir sua missão a cada parada”, relata.
Aleixo ressalta que no final do percurso sela-se o passaporte (manual de viagem), festeja a vitória do paidexista gerando expectativa para o novo desafio, sabendo que cada etapa irá mais distante e mais alto. "Ainda fazemos sorteios de brindes e outros prêmios na reunião final", detalha.
Em 2018, o Paidex visitou cidades como Inhangapi, Peixe Boi, Bragança e Moju. A segunda edição de 2019 ainda não tem dada e nem local definido.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA