Leclerc se distancia da briga e Verstappen fica tranquilo na liderança do campeonato da Fórmula 1

Piloto holandês venceu no GP da França e está 63 pontos a frente do segundo lugar no campeonato

Aila Beatriz Inete
fonte

A 12° corrida do calendário de 2022 da Fórmula 1 marcou o favoritismo absoluto de Max Verstappen. No Grande Prêmio da França, o holandês venceu a sétima corrida e está tranquilamente na liderança, com 233 pontos, 63 à frente do segundo colocado, Charles Leclerc.

O GP da França era a oportunidade da Ferrari pegar o favoritismo de volta para si e não deixar a Red Bull escapar no campeonato de construtores, que é a classificação que no final paga as contas. Vinha de duas vitórias seguidas. Mas, com Sainz fora da briga - que largou em último por conta da troca de motor -, só Leclerc tinha chances reais para vencer. 

VEJA MAIS 

image Charles Leclerc bate e Max Verstappen vence GP da França de Fórmula 1
Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, completaram o pódio da prova

image Ex-empresário de Schumacher critica esposa do ex-piloto por falta de notícias sobre saúde do alemão
Willi Weber lançou um livro onde fala da relação com o ex-piloto alemão e, em entrevista, questionou por se sabe tão pouco sobre o estado real de Michael Schumacher

image Casos de assédios, vitória de Leclerc e Mick Schumacher piloto do dia; destaques do GP da Áustria
O circuito de Spielberg foi palco de uma corrida bem movimentada. A Ferrari esfriou a festa da Red Bull em casa e a Mercedes conseguiu ficar entre os três primeiros

E poderia ter vencido, se não tivesse errado na 17° volta e entregado a vitória para Max Verstappen. Desolado, Leclerc assumiu que foi um erro dele e disse que isso pode custar caro no final.

“Eu estava forçando o ritmo e perdi a traseira. Provavelmente coloquei a roda num ponto sujo. Foi culpa minha. Se eu continuar cometendo erros assim, não merecerei conquistar o campeonato. Estou perdendo muitos pontos. Foram sete em Ímola e 25 hoje, porque tínhamos o carro mais forte. Se eu perder este campeonato por 32 pontos, saberei a razão. É inaceitável. Eu tenho que corrigir isso”, analisou o piloto da Ferrari. 

De fato, são pontos que valem muito no final da temporada. Não se pode cravar que Verstappen vai ser o campeão, na segunda metade do campeonato, muita coisa pode mudar. Mas, só para se ter uma ideia, Max foi campeão no ano passado com 10 vitórias e nesta temporada ele já venceu sete. 

Especialistas diziam que esta seria a temporada mais disputada da história da Fórmula 1. É verdade que os carros estão mais próximos uns dos outros, tem brigas boas na pista, principalmente entre as equipes intermediárias, mas, a Red Bull está dominando. A RBR conseguiu entender o carro e mesmo com os problemas de confiabilidade, e com os erros da Ferrari, o time tem se mantido no topo. 

A equipe italiana começou a temporada sendo a favorita. Com o poderoso motor Ferrari, Charles Leclerc venceu duas corridas no início do ano e chegou a ficar 71 pontos do segundo colocado, que era George Russell, da Mercedes. 

Mas a Ferrari começou a errar nas estratégias, a Red Bull foi resolvendo os problemas do carro de Max Verstappen e, rapidamente, o cenário mudou. 

Além de está ficando longe do mundial de construtores, 82 pontos atrás da Red Bull, a Ferrari começa a ter o segundo lugar ameaçado pela Mercedes, que está em recuperação na temporada. Depois do início desastroso para a equipe alemã, especialmente para Lewis Hamilton, eles começaram a evoluir e conquistaram pódios nas últimas quatro corridas. 

Na França, houve dobradinha de Lewis Hamilton, em segundo, e George Russell, em terceiro. É pouco provável que os pilotos da Mercedes briguem pelo título, são apenas o quinto e sexto colocado, mas, a equipe pode brigar pelo vice no mundial de construtores. 

Não é impossível para Ferrari virar o jogo, mas o time precisará fazer uma segunda metade de campeonato perfeita.  

Classificação dos pilotos 

  1. M. Verstappen - Red Bull - 233
  2. C. Leclerc - Ferrari - 170
  3. S. Perez - Red Bull - 163
  4. C. Sainz Jr. - Ferrari - 144
  5. G. Russell - Mercedes - 143
  6. L. Hamilton - Mercedes - 127   
  7. L. Norris - McLaren - 70
  8. E. Ocon - Alpine - 56
  9. V. Bottas - Alfa Romeo - 46
  10. F. Alonso - Alpine - 37
  11. K. Magnussen - Haas - 22
  12. D. Ricciardo - McLaren - 19
  13. P. Gasly - AlphaTauri - 16    
  14. S. Vettel - Aston Martin - 15
  15. M. Schumacher - Haas - 12
  16. Y. Tsunoda - AlphaTauri - 11    
  17. G. Zhou - Alfa Romeo - 5
  18. L. Stroll - Aston Martin - 4
  19. A. Albon - Williams - 3    
  20. N. Latifi - Williams - 0
  21. N. Hulkenberg - Aston Martin - 0

 

Equipes

  1. Red Bull - 396
  2. Ferrari - 314
  3. Mercedes - 270
  4. Alpine - 93
  5. McLaren - 89
  6. Alfa Romeo - 51     
  7. Haas - 34
  8. AlphaTauri - 27   
  9. Aston Martin - 19
  10. Williams - 3

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES