Esportistas radicais de cinco modalidades se reúnem em grande evento em Ananindeua
Skate, patins, BMX, break e slackline estarão presentes no Complexo da Cidade Nova 8
Os esportes radicais urbanos surgiram em meados da década de 1960, alguns foram vistos como preconceito e marginalizados, mas, nos últimos anos, voltaram a ganhar força e inclusive figuram como modalidades olímpicas. Skate, BMX e até mesmo o break são alguns desses exemplos. Estas e outras modalidades radicais estão condensadas em um grande evento neste domingo na Região Metropolitana de Belém, em Ananindeua.
Todas as modalidades presentes no I Encontro dos Esportes Radicais tem, em sua essência, a interação dos praticantes com o mobiliário urbano, injetam uma boa quantidade de adrenalina no sangue e deixam o coração “batendo nas alturas”. O promotor cultural e coordenador do evento é Raul Palheta.
“[O Encontro] Surgiu com o propósito de unir e fortalecer as diferentes modalidades esportivas consideradas radicais e que são originárias da cultura da rua. Daí a ideia de criar a Comissão dos Esportes Radicais para fomentar, incentivar e revelar novos atletas e praticantes. Desde os mais jovens até os mais velhos, como também temos o intuito de expandir e mostrar a força da cultura de rua no município de Ananindeua”, explicou a O Liberal.
O evento terá duração de cinco horas em praça pública e será marcado por momentos culturais e uma roda de conversa. As modalidades que estarão presentes na programação do evento são skate, patins, BMX (bicycle moto cross, modalidade mais radical do ciclismo) slackline e o break, além de batalhas de rima e artistas do grafite, que integram o braço cultural e artístico do Encontro.
De acordo com Raul Palheta, um dos objetivos do evento é, também, levantar as dificuldades vivenciadas e propor mais espaços para a prática das modalidades radicais no município. “Uma das dificuldades dessas modalidades esportivas é a falta de espaços para a prática e treinamento dos esportes radicais, assim como a falta de apoio e de estrutura que os atletas têm, até mesmo financeiro, para conseguir disputar as competições tanto regionais quanto nacionais", concluiu.
Programação do evento
Dia: 28/08 (domingo).
Horário: 15hs.
Local: Complexo da Cidade Nova 8, em Ananindeua.
- 15h: Apresentação de Skate e BMX
- 16h: Apresentação de Break e Slackline
- 17h: Apresentação de patinadores, grafiteiros e motoqueiros Abutres
- 18h: Roda de conversa
- 19h: Batalha de rima
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA