Esporte do verão? Beach Tennis continua em alta durante o inverno em arenas de Belém
Todos os dias a modalidade ganha mais adeptos, tornando-se a que mais cresce no mundo
A mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton resulta no beach tennis: uma das modalidades que mais cresce no mundo. Tradicionalmente, tem muitos adeptos em regiões litorâneas e praianas. Mas se engana quem pensa que o esporte só é praticado em locais abertos: uma das vantagens é poder ser facilmente jogado em quadras fechadas.
O “boom” do beach tennis em Belém ocorreu durante o verão. E agora, no inverno Amazônico, praticar a modalidade indoor é uma opção. A sócia da escola D’Beach, Anahy Garcia Treptow, destacou que a busca por aulas aumentou bastante, assim como a procura por aluguel de quadras para jogar o esporte.
Para a psicóloga Amanda Almeida, que é atleta de tênis de praia, uma das principais diferenças de jogar em lugares abertos é a força do vento, que impacta diretamente na forma de jogar.
“Você tem que jogar de forma diferente porque tem que fazer menos força [na quadra]. [Outdoor] Tem que saber o ritmo do vento, acaba que as bolas vão mais fora. Indoor a gente tem mais controle sobre ela. A sensação é melhor na praia, ao ar livre, mas para jogar é muito melhor indoor para mim”, destacou Amanda.
Esporte inclusivo
“O beach tennis é muito prazeroso e de fácil aprendizagem. Pode ser praticado por pessoas dos oito aos 80 anos”, afirmou Anahy.
De acordo com a Federação Internacional de Tênis (IFT, sigla em inglês), o Brasil é um dos países onde a modalidade mais cresce. Para o nutricionista Messias Andrade, que pratica beach tennis há cerca de cinco meses, os efeitos da prática podem explicar essa popularidade.
“A maior vantagem que vejo é o prazer e os resultados que esse esporte consegue nos proporcionar, não apenas fisicamente, mas principalmente relacionado ao prazer mental. É, sem dúvida, um esporte apaixonante”, declarou Messias Andrade.
Amanda Almeida vê o beach tennis como um esporte que engloba a todos e, além de fazer muito bem para o corpo, a psicóloga ressalta como a modalidade proporciona um descanso e leveza.
“É um esporte inclusivo. Você pode competir se divertindo. Quando eu estou jogando/treinando, o contato com a areia me remete a férias, praia, então, isso possibilita o relaxamento”, relatou Amanda.
Assim como Amanda, Messias também destaca o quanto o beach tennis é dinâmico e agradável.
“O que mais chama atenção nesse esporte, é que independe de sexo, idade ou altura, todos podem jogar juntos. Fazer novos amigos e a resenha após cada play é uma das melhores coisas. Acredito que nesses cinco meses praticando, fiz mais amizades, que tenho certeza que irão durar para vida inteira”, finalizou Messias.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA