Emagrecer, concentração... saiba cinco benefícios de andar de patins e como começar
O patins é uma modalidade esportiva e também um meio de locomoção
A busca por uma vida saudável, nos dias atuais, passa por uma rotina de exercícios e boa alimentação. Mas o dia a dia cada vez mais atribulado torna essa soma, para muitas pessoas, bem difícil. Para estes casos é conveniente encontrar uma modalidade esportiva que possa ser "encaixada" em qualquer horário do dia, seja antes, depois ou até mesmo no intervalo do trabalho. Uma alternativa cada vez mais comum nas grandes cidades é o patins.
VEJA MAIS
O patins é uma modalidade esportiva e também um meio de locomoção, ou seja, pode servir como forma de economizar no deslocamento ao trabalho ou como momento de lazer, como um passeio por orlas e praças. A praticidade é uma das principais características da patinação, que também requer alguns itens de segurança.
Conheça cinco benefícios do patins
- Emagrece: há quem opte pela patinação para perder peso. Isso porque, ao praticar do esporte, queima-se cerca de 500 calorias. Afinal, ao andar de patins você usa o corpo todo, fazendo movimentos e gastando muitas calorias.
- Fortalece o coração: segundo a Associação Americana do Coração, andar de patins é um exercício aeróbico que ajuda a fortalecer o principal músculo do corpo. De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Constança, na Alemanha, andar de patins moderadamente aumenta a frequência cardíaca para níveis que variam de 140 a 160 batimentos por minuto, enquanto patinar em alta velocidade pode aumentar em até 180 batimentos por minuto.
- Tonifica os músculos: um dos grandes benefícios da patinação é a tonificação dos músculos. A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar.
- Melhora da concentração: manter o equilíbrio no patins e observar o local à sua volta para não cair exige concentração. Assim, quando esse estímulo é feito periodicamente, ajuda também a se manter concentrado em outras atividades cotidianas.
- Maior resistência: o patins também pode ajudar a aumentar a resistência muscular. A adição de algumas subidas durante o uso treina os músculos, juntamente com o sistema cardiovascular. Isso significa que você pode andar de patins por um longo período de tempo – e realizar outros exercícios intensos – sem se cansar.
Equipamentos para patinar
Capacete
É equipamento indispensável em qualquer esporte radical com risco de quedas. No caso dos iniciantes, que são mais propensos aos tombos, utilizar o capacete para evitar e minimizar lesões cerebrais pode salvar vidas!
Joelheiras
Na maioria das quedas, principalmente nas leves e nas moderadas, são os joelhos os que mais sofrem. Também evita lesões mais graves, as joelheiras servem justamente para minimizar o impacto, os machucados e garantir a segurança do praticante.
Cotoveleiras
São as "irmãs" menores das joelheiras. São igualmente importantes e imprescindíveis para evitar lesões, como fraturas e luxações nessa região.
Tornozeleiras
Menos comum e pouco utilizado, este equipamento segue o mesmo princípio dos outros dois. As tornozeleiras servem para dar maior firmeza aos pés durante as manobras e evitar torções nesta região do corpo, além de diminuir o impacto em caso de quedas.
Luvas munhequeiras
Também conhecida como wristguards, as luvas munhequeiras, bastante utilizadas por quem anda de skate, têm função de proteger os punhos e as mãos em casos de quedas. Sua extensão até o início do antebraço dá uma maior firmeza ao pulso, evitando torções e outros traumas.
Liner
A espuma interna dos patins, uma espécie de bota removível, além de proporcionar maior conforto, também é responsável por garantir maior firmeza no encaixe dos pés, garantindo maior segurança durante a prática.
Numeração adequada
Pode até parecer bobagem, mas muita gente, sobretudo os iniciantes, ainda utiliza ou compra patins com numeração maior do que sua numeração ideal com a expectativa de que o equipamento dure por mais tempo. Isso é extremamente perigoso e aumenta consideravelmente as chances de lesões de tornozelo, como também os riscos de quedas por falta de firmeza e segurança, uma vez que o acessório fica com folga e mal encaixado nos pés.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA