Em uma final entre aluno e professor, Rafael Nadal e Casper Ruud fazem a decisão de Roland Garros
Finalíssima da 126ª edição ocorre neste domingo (5), a partir das 10h, em Paris, na França
Um duelo entre aluno e professor. É isto o que nos reserva a final da 126ª edição de Roland Garros, um dos quatro principais torneios de tênis do mundo, que compõem o chamado Grand Slam. De um lado, o maior vencedor, o espanhol Rafael Nadal, número cinco do mundo, busca o 14° troféu da competição. Do outro, o norueguês Casper Ruud, oitavo no ranking mundial, tenta o primeiro.
A finalíssima ocorre neste domingo (5), a partir das 10h, em Paris, na França e proporciona um deste encontros que apenas o esporte reserva. O jovem Casper Ruud, de 23 anos, foi aluno da academia de tênis de Rafael Nadal, de 36. Após a vitória nas semis sobre o croata Marin Čilić, Ruud comentou sobre a emoção de jogar contra o ídolo:
"Rafael Nadal é o último dos jogadores do Big 3 [Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic] a quem vou enfrentar. O momento é perfeito. Jogar uma final de Grand Slam será um momento muito emocional e espero que para ele também. Apesar de que Rafa já jogou muitas finais e Grand Slam", disse o norueguês, azarão na decisão.
Já Nadal teve uma classificação emotiva, mas por outras razões. O adversário do espanhol, o alemão Alexander Zverev torceu o tornozelo durante o jogo e não conseguiu terminar a partida. Com isso, Rafael Nadal garantiu a vaga na final. Porém, sequer comemorou. Pelo contrário, o atleta compartilhou a a decepção de Zverev.
"Difícil para eu falar qualquer coisa hoje diante dessa situação. Todos sabem que era um sonho chegar a mais uma final de Roland Garros. Mas terminar dessa forma, ver ele chorando... Só desejo o melhor para ele também", comentou Nadal, ainda constrangido diante da situação do companheiro de profissão.
Rafael Nadal
Um dos maiores de sempre, Rafael Nadal chega à final sem estar 100% fisicamente. O jogador tem reclamado de dores no pé, que o acompanham desde 2005. Porém, segundo uma reportagem do site espanhol Cuatro, Nadal tem uma necrose no escafóide no pé esquerdo e tem jogado sob efeito de analgésicos. Ainda assim, o espanhol foi capaz de derrotar o número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, nas quartas de final.
Casper Ruud
A classificação para a final de Roland Garros representa uma volta por cima para Casper Ruud. Após pouco protagonismo nos saibros (quadras de terra batida) de Madri e Roma, o norueguês iniciou a competição na França se muita expectativas em torno de seu desempenho. Azarão na final, Ruud também se deu bem indiretamente, já que um dos favoritos, o russo Daniil Medvedev, foi eliminado
Roland Garros
Torneio que leva o nome do aviador francês Roland Garros, a primeira edição foi realizada em 1891, com o primeiro vencedor sendo o inglês H. Briggs, um atleta desconhecido, que sequer se sabe o nome completo. Roland Garros traz também recordações positivas para o tênis brasileiro, já que Gustavo Kuerten, o Guga, conquistou três títulos: em 1997, 2000 e 2001. Sendo que o atual campeão é Novak Djokovic.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA