Associação Nacional de Árbitros entra com ação no STJD para banir Jailson Freitas
Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana foi acusado de interferência externa em jogo entre Bahia e Grêmio
A Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF), vai entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o atual presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, Jailson Freitas. O mandatário foi acusado de interferir na partida entre Bahia e Grêmio, no último sábado (27), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2024.
Em uma nota oficial, a ANAF divulgou que entrará com a ação ainda nesta segunda-feira (29). Jailson Freitas foi acusado pelo técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, de ter interferido na expulsão do atacante Diego Costa na partida na Arena Fonte Nova.
Na nota oficial, a ANAF afirma que o ato de Jailson Freitas é “um fato extremamente grave que coloca mais uma vez a arbitragem brasileira em xeque".
VEJA MAIS
A confusão ocorreu já nos acréscimos da partida, quando o árbitro Bráulio da Silva Machado foi informado de que Diego Costa teria ofendido o quarto árbitro, e o jogador, no banco de reservas, recebeu um cartão vermelho. Portaluppi então pediu que toda a equipe de suplentes do grêmio deixasse o gramado antes do fim do jogo.
“Eu tirei o time para não ser expulso e ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada. Aí você quer que eu deixe meus jogadores para serem expulsos, ou eu mesmo ser expulso? Aí não dá”, declarou o técnico.
Jailson Freitas está ainda escalado para o próximo jogo do Grêmio, como “assessor”. A partida, pela Copa do Brasil, será contra o Operário, na próxima terça-feira (30).
Confira a nota da ANAF na íntegra:
“ANAF entra com ação no STJD para que Jailson Freitas seja banido do futebol por interferência externa e tentativa de manipulação de resultados. O que ocorreu no último sábado, dia 27, na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi um fato EXTREMAMENTE GRAVE que coloca mais uma vez a arbitragem brasileira em xeque.
Sem autorização para estar no campo de jogo na partida válida pela Série A do Brasileirão, entre Bahia x Grêmio, o diretor de árbitros da Federação Baiana de Futebol, Jailson Macedo Freitas, que acumula o cargo de assessor/analista/delegado da CBF, informou de forma desonesta, ao quarto árbitro, Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, do estado do Pará, que o atleta gremista Diego Costa deveria ser expulso. Isso, além de ferir as regras do jogo, serve como base para que o Grêmio entre com um pedido de anulação da partida, expondo ainda mais nossa categoria.
Após a ação, flagrada pelas câmeras, o atleta foi expulso, gerando uma revolta no técnico Renato Gaúcho, que pediu que toda a sua comissão técnica e os atletas reservas do clube deixassem o banco e se deslocassem para o vestiário.
A interferência externa de Jailson Freitas nos estimula acreditar que o presidente da SAF do Botafogo, John Textor, pode ter razão nas afirmações que fez sobre manipulação de resultado no campeonato brasileiro, algo que enterra de uma vez por todas a falida gestão de Ednaldo Rodrigues, e do despreparado, Wilson Seneme, na CBF, sob eminência de um pedido público de desculpas ao americano caso as denúncias sejam confirmadas”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA