Árbitro do Pará é contra paralisação do Brasileirão durante análise de denúncias de manipulação

Segundo Gustavo Ramos Melo, a nota da ANAF, divulgada na última segunda, tem grande viés político. 

Caio Maia
fonte

A Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) divulgou, na última segunda-feira (22/04), um posicionamento favorável a paralisação do Brasileirão de 2024. O motivo: a instauração de um processo de investigação, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre possíveis manipulações de resultado no país. A orientação, que não tem caráter prático, no entanto, não foi bem recebida por alguns árbitros paraenses. Pelo menos é o que diz o juiz Gustavo Ramos Melo, do quadro da Federação Paraense de Futebol (FPF).

Segundo ele, o comunicado da ANAF deve ser entendido mais como uma manifestação política do que uma orientação ao quadro de arbitragem brasileiro. Ele acredita que o futebol do país seria prejudicado com uma possível paralisação do campeonato.

VEJA MAIS

image Na CPI no futebol, John Textor responde Romário sobre venda do Botafogo: 'Pergunta mais estúpida'
O proprietário da SAF Botafogo prestou depoimento à comissão que investiga a manipulação de jogos e apostas esportivas no esporte

image CPI sobre manipulação de resultados no futebol divulga lista de integrantes; confira
Em 2023, uma CPI sobre o mesmo assunto foi instalada na Câmara dos Deputados com o intuito de apurar as supostas interferências nos resultados do futebol brasileiro

image Com Remo, Águia e Cametá, séries C e D têm novas medidas de combate a manipulação de resultados
Entidade anunciou um acordo de cooperação com aliança global que visa aumentar a integridade e transparência no esporte.

"Embora a ANAF seja uma associação nacional, existe outra entidade que dialoga com a CBF, que é a Abrafut [Associação de Árbitros de Futebol do Brasil]. A ANAF, que publicou a nota, se posiciona contrária à atual direção da CBF [Confederação Brasileira de Futebol]. A gente entende, de forma geral, que essa paralisação não é oportuna. Existem, no momento, apenas indícios de manipulação, mas não provas", explicou.

Sobre a investigação da CPI, Gustavo defende que, caso sejam confirmados os indícios de manipulação, os culpados devem ser punidos. No entanto, nem neste caso, ele concorda que o Brasileirão seja paralisado.

"Defendo a punição de envolvidos, caso sejam comprovados envolvimentos de árbitros, dirigentes ou jogadores em manipulação. Mas não há necessidade de paralisação do torneio neste caso. Aqueles que tiverem participação confirmada, devem ser punidos, mas não podemos punir um grupo em detrimento de poucas pessoas. O futebol é uma engrenagem que impacta muita gente, desde o pequeno comerciante até o jogador. Todos fazem parte do processo", ponderou.

O Núcleo de Esportes de O Liberal procurou outros profissionais do quadro de arbitragem da FPF para ouvir opiniões sobre o caso, mas os demais árbitros contactados não quiseram se posicionar. 

Entenda o caso

A manifestação da ANAF ocorre como consequência do depoimento de John Textor na CPI da Manipulação de Jogos, quando o dirigente apresentou relatórios da Good Game! que, segundo ele, sustentam as acusações de manipulação no Brasileirão.

A Good Game! é uma empresa francesa, fundada em 2019, que foi contratada por John Textor para fazer relatórios sobre alguns jogos do Campeonato Brasileiro do ano passado, em especial do Botafogo e de alguns adversários diretos do alvinegro carioca na briga pelo título da Série A. A pedido da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a entidade também avaliou jogos do Carioca deste ano, principalmente os clássicos, semifinais e final.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES