Cuca condenado por estupro: Entenda o caso do técnico do Corinthians envolvendo abuso de adolescente

Cuca foi condenado por estupro em 1989, juntamente com dois jogadores do Grêmio, sob acusação de terem estuprado uma menina de 13 anos na Suíça. No entanto, ele nega as acusações

O Liberal

Torcedores do Corinthians revoltam-se nas redes sociais nesta quinta-feira (20) contra a contratação do técnico Cuca, devido à sua condenação em 1989, juntamente com dois jogadores do Grêmio, sob acusação de terem estuprado uma menina de 13 anos em Berna, na Suíça. Na época, o hoje treinador tinha 24 anos. Cuca nega as acusações.

VEJA MAIS

image Julgamento de recurso de Robinho, condenado por estupro, é suspenso; veja mais
O caso está relacionado ao pedido de tradução completa do processo que o condenou na Itália por envolvimento em um estupro coletivo

image Acusado de estupro, Daniel Alves admite penetração em novo depoimento; saiba mais
O jogador solicitou um novo depoimento à juíza responsável pelo caso

image Hakimi, jogador do PSG acusado de estupro, pode deixar ex-mulher ‘sem nada’ no processo de divórcio
Hiba Abouk, ex-mulher do lateral-direito descobriu na justiça que todo o patrimônio do jogador está no nome da ex-sogra

Em 1987, durante uma excursão do Grêmio pela Europa, Cuca e os jogadores Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi foram detidos sob a acusação de terem tido relações sexuais não consensuais com a adolescente. A investigação da polícia local concluiu que a jovem foi puxada para dentro do quarto dos jogadores e abusada.

Os quatro jogadores foram detidos por quase um mês em Berna e depois liberados. Dois anos mais tarde, Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência, mas nunca cumpriram a pena, pois o Brasil não extradita seus cidadãos.

Em uma entrevista em janeiro de 2021, o então vice jurídico do Grêmio, Luiz Carlos Martins, afirmou que apenas um dos jogadores teve relação sexual com a jovem, de forma consentida, mas a lei suíça previa que a relação seria considerada estupro presumido devido à idade da vítima.

Cuca nega ter cometido o estupro e, em um vídeo publicado em 2021, ao lado da esposa e das filhas, ele se defendeu: "Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, tentativa de abuso ou coisa assim. (...) Eu jamais toquei numa mulher indevidamente ou inadequadamente. Sou um cara de cabeça e consciência tranquila", disse o técnico à jornalista Marilia Ruiz.

Repúdio da torcida

Camisa 12 e Pavilhão 9, duas das torcidas organizadas mais importantes do Corinthians, se manifestaram publicamente contra a contratação do técnico Cuca. Em comunicado divulgado em suas redes sociais, a Camisa 12 classificou a chegada do treinador como "uma das maiores vergonhas" na história do clube e ressaltou que a contratação não é aceitável diante do histórico de Cuca.

"A reputação de um dos maiores movimentos sociais deste país está em jogo", afirmou a nota da organizada. "O Corinthians foi fundado para ser o clube dos excluídos, dos pobres, que abraçou muita gente. Não podemos aceitar que a história do clube seja manchada por um caso tão grave como esse."

A Pavilhão 9 citou o caso de estupro como "escândalo de Berna". Além das duas torcidas, a Estopim da Fiel, Fiel Macabra e Coringão Chopp também foram contrárias à chegada do treinador. Até o momento, o Corinthians não se pronunciou sobre as manifestações das torcidas organizadas.

Veja os posicionamentos das torcidas organizadas

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES