Corrida do Sal representa desafio, saúde e turismo para atletas e professores
Prova deve receber mais de 1.500 pessoas em Salinópolis no sábado
No próximo sábado (27), Salinópolis será novamente palco de mais uma Corrida do Sal. Na 16ª edição, a competição é a mais tradicional do verão paraense. O percurso é de 8 km, com largada e chegada na orla do Maçarico, centro do município de Salinópolis que é um dos principais balneários do nordeste do Estado. A expectativa é que mais de 1500 pessoas se inscrevam na corrida.
Todos os anos vários grupos de corrida formados por e iniciantes experientes corredores se organizam para participar do evento. Um dos atrativos são: o desafio e a possibilidade de depois poder aproveitar o balneário com a família e os amigos. É o caso da autônoma Vivian Marques, que vai participar pela quinta vez da Corrida do Sal.
"A corrida é bem difícil. Até eu, que sou acostumada a participar de várias corridas, como a do Círio, sinto uma diferença quando estou no percurso lá em Salinas. O diferencial é a quantidade de ladeiras. Isso dificulta muito. Apesar de serem só 8 quilômetros, isso dá uma 'sugada' na gente. Ainda tem o sal e o sol do local. A gente sente que está no ar. A nossa pele esquenta mais que na cidade. Depois da corrida, vamos à praia aproveitar", relata a atleta, que intensificou o treino no último mês para aguentar o trajeto. "A minha equipe de corrida treina muito na rua Tiradentes (localizada no bairro do Umarizal) para pegar o ritmo das ladeiras", conta.
Já a autônoma Micheli Tavares vai participar pela primeira vez da Corrida do Sal. Ela conta que está ansiosa para finalmente saber o que é correr em Salinópolis. "A expectativa é grande. Já falaram que o percurso da corrida é cansativo. Eu já fiz várias corridas aqui em Belém, mas tenho me preparado mais ao longo dos meses para essa competição, porque é uma prova diferenciada", afirma.
DICAS
Para quem for participar da Corrida do Sal, na semana que vem, o personal trainer Jairo Sales dá algumas orientações. Um delas é repouso até 24 horas antes da corrida. Ele também diz que é necessário evitar a ingestão de bebida alcoólica. "Quem for participar deve fazer um repouso e descansar entre 24 e 48 horas. Também não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica e evitar comidas pesadas. Trinta minutos a uma hora antes da corrida deve fazer alongamento de membros superiores e inferiores junto com aquecimento. Tentar ingerir carboidrato simples como mel e pedaço de batata doce, iogurte, banana, maçã para estar fornecendo energia para concluir o percurso da corrida. Ao chegar da corrida é importante fazer a reposição de sais minerais para evitar possível desidratação e fazer alongamento básico para evitar cãibras e possíveis lesões", explica.
Jairo destaca que o sol e as subidas são desafiadores para quem participa da Corrida do Sal. "O sol em Salinas é forte e tem muitas subidas. Mesmo para quem tem bom preparado físico e está acostumado a correr. Isso serve para os atletas estarem ultrapassando seus limites e sempre acreditando em si mesmos. Eles sabem que podem cada vez mais vencer obstáculos. Além disso, Salinas é um ponto turístico e é possível ver a beleza do local durante a corrida", comenta.
As inscrições para a Corrida do Sal estão abertas e podem ser feitas no site da organização da prova.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA