Corrida do Sal representa desafio, saúde e turismo para atletas e professores

Prova deve receber mais de 1.500 pessoas em Salinópolis no sábado

Andreia Espírito Santo
fonte

No próximo sábado (27), Salinópolis será novamente palco de mais uma Corrida do Sal. Na 16ª edição, a competição é a mais tradicional do verão paraense. O percurso é de 8 km, com largada e chegada na orla do Maçarico, centro do município de Salinópolis que é um dos principais balneários do nordeste do Estado. A expectativa é que mais de 1500 pessoas se inscrevam na corrida.  

Todos os anos vários grupos de corrida formados por e iniciantes experientes corredores se organizam para participar do evento. Um dos atrativos são: o desafio e a possibilidade de depois poder aproveitar o balneário com a família e os amigos. É o caso da autônoma Vivian Marques, que vai participar pela quinta vez da Corrida do Sal.

 

 

"A corrida é bem difícil. Até eu, que sou acostumada a participar de várias corridas, como a do Círio, sinto uma diferença quando estou no percurso lá em Salinas. O diferencial é a quantidade de ladeiras. Isso dificulta muito. Apesar de serem só 8 quilômetros, isso dá uma 'sugada' na gente. Ainda tem o sal e o sol do local. A gente sente que está no ar. A nossa pele esquenta mais que na cidade. Depois da corrida, vamos à praia aproveitar", relata a atleta, que intensificou o treino no último mês para aguentar o trajeto. "A minha equipe de corrida treina muito na rua Tiradentes (localizada no bairro do Umarizal) para pegar o ritmo das ladeiras", conta.

Já a autônoma Micheli Tavares vai participar pela primeira vez da Corrida do Sal. Ela conta que está ansiosa para finalmente saber o que é correr em Salinópolis. "A expectativa é grande. Já falaram que o percurso da corrida é cansativo. Eu já fiz várias corridas aqui em Belém, mas tenho me preparado mais ao longo dos meses para essa competição, porque é uma prova diferenciada", afirma.

image Alongamento é uma das dicas importantes para quem for participar da Corrida do Sal (Igor Mota / O Liberal)

DICAS

Para quem for participar da Corrida do Sal, na semana que vem, o personal trainer Jairo Sales dá algumas orientações. Um delas é repouso até 24 horas antes da corrida. Ele também diz que é necessário evitar a ingestão de bebida alcoólica. "Quem for participar deve fazer um repouso e descansar entre 24 e 48 horas. Também não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica e evitar comidas pesadas. Trinta minutos a uma hora antes da corrida deve fazer alongamento de membros superiores e inferiores junto com aquecimento. Tentar ingerir carboidrato simples como mel e pedaço de batata doce, iogurte, banana, maçã para estar fornecendo energia para concluir o percurso da corrida. Ao chegar da corrida é importante fazer a reposição de sais minerais para evitar possível desidratação e fazer alongamento básico para evitar cãibras e possíveis lesões", explica.

Jairo destaca que o sol e as subidas são desafiadores para quem participa da Corrida do Sal. "O sol em Salinas é forte e tem muitas subidas. Mesmo para quem tem bom preparado físico e está acostumado a correr. Isso serve para os atletas estarem ultrapassando seus limites e sempre acreditando em si mesmos. Eles sabem que podem cada vez mais vencer obstáculos. Além disso, Salinas é um ponto turístico e é possível ver a beleza do local durante a corrida", comenta.

As inscrições para a Corrida do Sal estão abertas e podem ser feitas no site da organização da prova.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES