Qual dia começa a Copa do Mundo 2022? Veja datas, horários, estádios e curiosidades no Catar
A bola rola pela Copa 2022 entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Seleção Brasiileira vai buscar o hexacampeonato
A Copa do Mundo é o principal evento de futebol mundial, realizada a cada quatro anos. A próxima edição terá como sede o Qatar - ou Catar - e terá alguns pontos diferentes das anteriores. Entre as curiosidades, oito estádios serão utilizados, mas apenas um foi reformado e outro está sendo construído. Uma cidade inteira será construída para receber jogos e torcedores. Confira todos os detalhes sobre o próximo Mundial.
• Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!
• Whatsapp: saiba tudo sobre Remo. Recêêêba!
VEJA MAIS
Datas
A Copa 2022 ocorrerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
Horários
O país-sede da Copa 2022 está cerca de 6 horas à frente do horário de Brasília. Por conta disso, os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase ocorreram nas primeiras horas da manhã. Então, programe-se:
- Fase de grupos: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília);
- Oitavas e quartas de final: 12h e 16h (horário de Brasília);
- Semifinais: 16h (horário de Brasília);
- Disputa do terceiro lugar e final: 12h (horário de Brasília)
VEJA MAIS
Cidades-sede
Serão cinco cidades-sede na Copa 2022: a capital do país, Doha; Al Khor; Al Rayyan; Al Wakrah; e Lusail (que está em construção).
Doha, além de ser a capital do país, é a cidade mais populosa do Qatar, com cerca de 1,3 milhões de habitantes. A cidade é considerada o centro econômico do país. Localizada na costa do Golfo Pérsico, no leste do país.
Al Khor, é uma cidade costeira ao norte do país, cerca de 50km de Doha. Al Rayyan é a cidade mais próxima da capital, está 20km de distância, e está localizada no oeste do país. Al Wakrah fica a 40 km da capital, no sul do país.
A cidade de Lusail, está sendo construída para receber a abertura da Copa 2022. A cidade fica a cerca de 25 km da capital Doha. Lusail é a principal sede do mundial, o Estádio Lusail terá a capacidade para receber 80 mil pessoas.
Estádios
A Copa 2022 terá oito estádios para receber todos os jogos do torneio. Entre eles, apenas o Khalifa foi reformado e seguirá com sua capacidade original de 40 mil lugares depois da competição.
Os demais estádios foram construídos especialmente para receber os jogos da Copa 2022. Após o mundial, o Qatar doará cerca de 170 mil assentos para estádios de outros países.
Conheça os estádios
Estádio Khalifa (Doha)
Foi construído em 1976 e é o mais tradicional do país, passou por uma reforma e foi entregue em maio de 2017. Tem capacidade para 40 mil torcedores. Será utilizado até as quartas de final da competição.
Outro estádio da capital, tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, será palco de partidas até as quartas de final da Copa 2022.
O terceiro estádio da capital tem o seu nome ligado ao ambiente das universidades do Qatar. Tem capacidade de receber 40 mil torcedores e receberá jogos até as quartas de final.
Estádio 974 ou Ras Abu Aboud (Doha)
O estádio foi todo construído com estruturas de contêineres, sua capacidade é de 40 mil torcedores. Após a Copa 2022, será desmontado e sua estrutura será doada para o desenvolvimento social e esportivo de outros países.
Foi o primeiro estádio construído e entregue pela organização da Copa 2022 em maio de 2019. O estádio está localizado na cidade de Al Wakrah, também receberá partidas até as quartas de final e tem capacidade para 40 mil pessoas.
O principal estádio da Copa 2022, está sendo erguido juntamente com a cidade de Lusail. O estádio será palco da abertura e da final, além de receber outros jogos do mundial. Sua capacidade será de 80 mil pessoas.
Com capacidade para 60 mil pessoas, receberá partidas até a semifinal da Copa 2022.
Estádio Ahmad bin Ali (Al Rayyan)
Sua capacidade original é de 22 mil pessoas, mas está sendo ampliado para receber 44 mil para a Copa 2022.
Mais curiosidades
Será a primeira vez que o mundial será realizado durante o Outono, estação do ano correspondente ao hemisfério do norte, em decorrência das altas temperaturas no Oriente Médio.
(Estagiária Beatriz Reis, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web do Portal OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA