Copa do Mundo 2022: FIFA proíbe Bélgica de usar a palavra 'Love' no segundo uniforme; saiba mais
Seleção Belga vai usar o uniforme principal nas três primeiras partidas da Copa
A FIFA (Federação Internacional de Futebol), mais uma vez, proibiu frases ou objetos que manifestam apoio à comunidade LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar. Nesta segunda-feira (21), determinou que a Bélgica tire a palavra “Love” (Amor, em inglês) do segundo uniforme da seleção belga, do contrário, a equipe europeia não poderá jogar com o traje.
A Seleção da Bélgica lançou a camisa branca, com detalhes coloridos e com a palavra “Love” na gola, em setembro. O time pretendia usar o uniforme em alguns jogos da Copa.
O porta-voz da Bélgica, Stefan Van Loock, afirmou que a equipe usará o uniforme principal nos três primeiros jogos, mas, caso eles passem para a próxima fase, a questão será novamente discutida.
VEJA MAIS
O presidente da Federação Belga, Peter Bossaert, disse, ao site Nieuwsblad, que a FIFA não deixou “escolha”.
“A palavra 'amor' deve desaparecer. É triste, mas a Fifa não nos deixa escolha. O resto do uniforme permanece inalterado”, apontou Peter Bossaert.
A decisão da FIFA acompanha a determinação, também polêmica, que proibiu as seleções europeias de usarem as braçadeiras de capitães nas cores do arco-íris. A Inglaterra, Alemanha, Gales, Dinamarca e a Bélgica pretendiam entrar em campo com as abraçadeiras em protesto.
O Catar é um país que recebe várias críticas por conta dos problemas relacionados aos direitos humanos, como a criminalização da homoafetividade e a falta de direitos das mulheres.
O Código Penal do Catar proíbe a homossexualidade e prevê até o apedrejamento como punição. Mesmo que a FIFA tenha no estatuto, no artigo 3, a proteção dos direitos humanos, a entidade não tem se posicionado sobre essas questões.
Agenda
A Bélgica estreia na próxima quarta-feira (23), às 16h, no estádio Al Rayyan Stadium. Os belgas estão no grupo F, que, além da Seleção Canadense, tem Marrocos e Croácia.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA