Copa do Mundo 2022: confira jogadores que disputaram o Mundial por mais de um país

Saiba quais jogadores disputaram a competição por mais de uma seleção: Puskas e campeão mundial brasileiro estão na lista

Gabriel Mansur

Restando apenas 10 dias para a Copa do Mundo de 2022, não restam dúvidas sobre quais países irão participar da competição. Entretanto, houve polêmica na participação da seleção do Equador que, segundo a Federação Chilena de Futebol, inscreveu um jogador irregular durante as Eliminatórias Sul-Americanas

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: 5 itens para ter na torcida
Confira como deixar os jogos da seleção brasileira ainda mais divertidos

image Copa do Mundo 2022: com nova regra, técnicos devem usar até 90% dos jogadores convocados; entenda
Pela primeira vez, a regra das cinco substituições será usada em uma Copa do Mundo, facilitando o rodízio de atletas

image Seleção Brasileira: Tite divulga os jogadores convocados para a Copa do Mundo do Catar; veja a lista
A grande surpresa ficou por conta da presença de Gabriel Martinelli, atacante do Arsenal; Flamengo e Palmeiras são os únicos times do Brasil a terem atletas convocados

O Chile acusava a seleção equatoriana de inscrever o jogador Byron Castillo irregularmente, tendo em vista que ele seria colombiano e não equatoriano. O processo foi derrotado nos tribunais, e a seleção do Equador irá participar do Mundial.

Entretanto, a proibição de um mesmo jogador atuar por duas seleções é mais recente, e já tivemos casos de jogadores que atuaram por duas seleções em Copas do Mundo.

Jogadores que disputaram a Copa do Mundo por mais de um país

Luis Monti

Zagueiro nascido na Argentina, disputou a primeira Copa do Mundo defendendo a seleção sul-americana, que perdeu para o campeão mundial daquele ano, o Uruguai, por 4x2. Na competição seguinte, Monti, que era naturalizado italiano, jogou pelo país europeu, que foi sede do Mundial daquele ano e conquistou o título após a vitória sobre a Tchecoslováquia por 2x1.

Ferenc Puskas

Considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos, o atacante Ferenc Purczeld Biró fez parte da seleção húngara que ficou quatro anos invicta, vencendo as Olimpíadas de 1952 e a Copa do Mundo de 1954. Oito anos depois, o jogador vestiu a camisa espanhola, no Mundial de 1962, e acabou derrotada na fase de grupos, perdendo inclusive pelo Brasil por 2x1.

José Santamaría

José Santamaría foi um defensor nascido no Uruguai. Como Puskas, o jogador defendeu sua seleção natal em 1954 e jogou pela Espanha em 1962. Um detalhe curioso: o jogador jogou contra Puskas em uma competição e no mesmo time do húngaro em outra competição.

Mazzola

José João Altafini, também conhecido como Mazzola, foi um atacante brasileiro, campeão pela seleção verde e amarela em 1958. Após a conquista, o jogador atuou pela Itália, em 1962. Neste ano, os italianos não passaram da fase de grupos

Robert Prosinečki 

O ex-jogador alemão Prosinečki defendeu as seleções da Iugoslávia e da Croácia em anos diferentes. Na Copa do Mundo de 1990, o jogador atuou pela seleção da Iugoslávia, que acabou se desmembrando em diversos países, sendo um deles a Croácia. Em 1998 e em 2002 o jogador defendeu a seleção europeia, que foi derrotada pela França nas semifinais em 1998.

Dejan Stanković

O caso de Stanković é diferente, tendo em vista que o jogador atuou por três seleções diferentes. Em 1998, disputou a competição pela Iugoslávia. Já em 2006, o futebolista atuou pela seleção da Sérvia e Montenegro, que veio a se desmembrar também. Em 2010, pela seleção da Sérvia, que não conseguiu sair da fase de grupos. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Copa do Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES