Thiago Araújo propõe licitação no transporte e corte de gastos públicos

Seu projeto pretende rever contratos e cortar excessos para captar mais recursos

Maycon Marte
fonte

O candidato à prefeitura de Belém, Thiago Araújo, do partido Republicanos, apresentou suas propostas de governo para a cidade, em entrevista ao Jornal Liberal 1ª Edição, nesta segunda-feira (23/9). Ele propõe a realização de licitações para solucionar problemas relacionados ao transporte público e à mobilidade da capital. Ainda defende o corte de gastos, atualmente excessivos, segundo ele, para apoiar a realização das suas medidas em diferentes áreas.

No seu planejamento, para investir em uma frota de ônibus com mais qualidade é importante realizar um novo processo licitatório, mantendo o formato atual, onde empresas prestam o serviço. “A gente vai pensar em fazer um modal integrado para modernizar o trânsito de Belém, os terminais de integração nós vamos colocar para funcionar e isso tudo vai acontecer após um processo licitatório de unificação da bilhetagem única”, explica.

Para subsidiar a sua proposta, promete realizar, se eleito, um “contingenciamento da gestão pública”. “A gente pretende contingenciar algo em torno de 15%, que vai dar uma economia em um ano de cerca de R$ 800 milhões”, afirma. Segundo ele, a origem desses cortes estaria em gastos excessivos com contratações e contratos, que também serão revisados, como afirma. As sobras obtidas nesse processo serão redirecionadas para os segmentos essenciais, como saúde, segurança, saneamento, entre outras.

Entre as medidas no segmento de mobilidade, também ficará proibida a circulação de veículos particulares em determinadas áreas. Estes espaços se referem às áreas de preservação do patrimônio histórico da cidade, a exemplo da região do centro histórico de Belém. “Se a gente pegar ali a região da Assembleia Legislativa, da própria Prefeitura de Belém, das nossas praças próximas ao Forte do Castelo, são áreas de prédios tombados, mas ainda com a trafegabilidade de automóveis acima da carga permitida e isso vem prejudicando toda a história da nossa cidade ao longo do tempo”, observa.

VEJA MAIS

image Thiago Araújo (Republicanos) defende parcerias público-privadas (PPP) para o transporte de Belém
Segundo o candidato, o sistema de mobilidade urbana de Belém é 'podre' e os ônibus precisam ser trocados e modernizados

image Thiago Araújo propôs ampliação da rede de saúde com 11 novos pontos de atendimento
O candidato do Republicanos defende que há orçamento para aplicar seu plano de gestão, mas que precisa de uma boa administração

Questionado sobre para onde iriam os carros que atualmente usam essas áreas para estacionar, ele também defende que já existem recursos para sanar o problema. A solução seria a criação de estacionamentos públicos gratuitos, dentro de prédios ociosos em posse da prefeitura, que podem ser utilizados para a finalidade.

Saúde

A saúde pública da capital paraense também ganha destaque no seu projeto de gestão. O candidato propõe ao todo a construção de 11 novos pontos de atendimento, sendo 8 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

ESCALA 6X1

PEC contra a escala 6x1: Veja a opinião dos deputados paraenses

Parlamentares do estado discordam sobre os efeitos da medida e fazem projeções de impacto

2

investigação

Policial que fazia segurança de Lula fornecia informações a grupo que planejava matar o presidente

Wladimir Matos Soares é agente da PF e atuou na segurança do presidente Lula antes da posse

3

OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para suposto golpe até 31/12

General relatou conversa a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro

4

investigações

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Segundo a criminalista Marília Bambrilla, o ex-presidente só poderia ser preso caso o procurador-geral da República, Paulo Gonet, requeira a detenção ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes