PSTU anuncia Wellingta Macedo como candidata à Prefeitura de Belém
Partido não fez coligações e tem como vice o farmacêutico Airton Moraes
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Wellingta Macêdo e Airton Moraes para a Prefeitura de Belém, na noite desta sexta-feira (02/8), em convenção na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém, na travessa 9 de Janeiro, no bairro de São Brás.
O evento contou com militantes da legenda e representantes de entidades de trabalhadores, como da Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST-UIT), organização política que reúne sindicatos e ativistas, na capital paraense.
VEJA MAIS
“A gente se apoia nas organizações que a classe trabalhadora constrói. Temos o apoio de movimentos de classes trabalhistas. O PSTU não faz coligação com nenhum empresário nem com partidos da direita nem da esquerda. Mas nós vamos nos apoiar nos bastiões da classe trabalhadora, setores que apoiam nossa candidatura estão declarando votos à nossa chapa”, disse Wellingta Macêdo, mais conhecida como Weel.
Wellingta tem 44 anos e é educadora social e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Ela tem como vice, o farmacêutico Airton Moraes. Ele cursa mestrado na Universidade Federal do Pará (UFPA), e é dirigente do Coletivo Rebeldia, que reúne jovens estudantes universitários da UFPA e Ufra.
Trabalhadores e jovens
Sobre a motivação de enfrentar uma campanha com poucos recursos financeiros, Airton Moraes observou que o PSTU tem consciência do desafio, mas considera a candidatura necessária por ser uma oportunidade de defender as ideias e os interesses dos trabalhadores e jovens que se organizam em sindicatos, movimentos populares e de luta contra a opressão e a violação de direitos.
"Nós não temos ilusão, falamos sobre problemas concretos que a cidade vivencia e soluções que a gente acredita, que não vão acontecer agora nas eleições, mas no processo contínuo de garantia de direitos e de melhorias para Belém, na área da saúde e da educação”, disse Airton, que defende maior recursos para esses dos setores públicos.
O PSTU tem dois candidatos a vereadores à Câmara Municipal de Belém, a professora aposentada da rede pública estadual, Socorro Gomes, dirigente do movimento Mulheres em Luta, e o operário da construção civil, Seu Alex, um homem trans que também é dirigente sindicalista.
”Nossa candidatura tem estudantes universitários e trabalhadores que vêm declarando apoio à nossa chapa”, reiterou Wellignta. Ela já foi candidata duas vezes pelo partido. A primeira, à vereadora em 2016; a segunda, em 2022, à deputada federal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA