PSTU anuncia Wellingta Macedo como candidata à Prefeitura de Belém

Partido não fez coligações e tem como vice o farmacêutico Airton Moraes

Valéria Nascimento

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Wellingta Macêdo e Airton Moraes para a Prefeitura de Belém, na noite desta sexta-feira (02/8), em convenção na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém, na travessa 9 de Janeiro, no bairro de São Brás.

O evento contou com militantes da legenda e representantes de entidades de trabalhadores, como da Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST-UIT), organização política que reúne sindicatos e ativistas, na capital paraense.

VEJA MAIS

image Raquel Brício é a candidata oficial do Unidade Popular à Prefeitura de Belém
Para concorrer como vice-prefeita, o nome escolhido foi o da servidora aposentada Gualdina Leite

image PSOL confirma Thiago Bessa e Cristina Oliveira na corrida pela Prefeitura de Ananindeua
Chapa defende distribuição de renda mais justa e programas de apoio à periferia

image Raquel Brício é a candidata oficial do Unidade Popular à Prefeitura de Belém
Para concorrer como vice-prefeita, o nome escolhido foi o da servidora aposentada Gualdina Leite

“A gente se apoia nas organizações que a classe trabalhadora constrói. Temos o apoio de movimentos de classes trabalhistas. O PSTU não faz coligação com nenhum empresário nem com partidos da direita nem da esquerda. Mas nós vamos nos apoiar nos bastiões da classe trabalhadora, setores que apoiam nossa candidatura estão declarando votos à nossa chapa”, disse Wellingta Macêdo, mais conhecida como Weel.

Wellingta tem 44 anos e é educadora social e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Ela tem como vice, o farmacêutico Airton Moraes. Ele cursa mestrado na Universidade Federal do Pará (UFPA), e é dirigente do Coletivo Rebeldia, que reúne jovens estudantes universitários da UFPA e Ufra. 

Trabalhadores e jovens

Sobre a motivação de enfrentar uma campanha com poucos recursos financeiros, Airton Moraes observou que o PSTU tem consciência do desafio, mas considera a candidatura necessária por ser uma oportunidade de defender as ideias e os interesses dos trabalhadores e jovens que se organizam em sindicatos, movimentos populares e de luta contra a opressão e a violação de direitos.

"Nós não temos ilusão, falamos sobre problemas concretos que a cidade vivencia e soluções que a gente acredita, que não vão acontecer agora nas eleições, mas no processo contínuo de garantia de direitos e de melhorias para Belém, na área da saúde e da educação”, disse Airton, que defende maior recursos para esses dos setores públicos.

image Candidatos do PSTU, Wellingta Macedo e Airton Moraes, ao centro, ladeados por Seu Alex e Socorro Gomes (Cristino Martins / O Liberal)

O PSTU tem dois candidatos a vereadores à Câmara Municipal de Belém, a professora aposentada da rede pública estadual, Socorro Gomes, dirigente do movimento Mulheres em Luta, e o operário da construção civil, Seu Alex, um homem trans que também é dirigente sindicalista.

”Nossa candidatura tem estudantes universitários e trabalhadores que vêm declarando apoio à nossa chapa”, reiterou Wellignta. Ela já foi candidata duas vezes pelo partido. A primeira, à vereadora em 2016; a segunda, em 2022, à deputada federal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará