Raquel Brício é a candidata oficial do Unidade Popular à Prefeitura de Belém

Para concorrer como vice-prefeita, o nome escolhido foi o da servidora aposentada Gualdina Leite

Gabriel da Mota

Pela primeira vez lançando candidatas à Prefeitura Municipal de Belém (PMB), o Unidade Popular (UP) oficializou nesta sexta-feira (2) o nome de Raquel Brício para concorrer à chefia do Executivo belenense nas Eleições 2024. A convenção partidária, realizada no Sindicato dos Urbanitários, no bairro do Marco, reuniu membros e representantes de movimentos sociais e sindicatos, e confirmou Gualdina Leite como candidata à vice. A chapa também é composta por dois candidatos a vereadores, e não fará coligação com outras legendas.

VEJA MAIS

image Eleições 2024: vai ter 2º turno na minha cidade? Veja como saber
Mais de 100 municípios poderão decidir as eleições na segunda etapa do pleito de 2024

“Esse é um momento histórico, não só para o nosso partido, mas para a população de Belém porque, pela primeira vez, vai ter uma candidatura popular, que não está inventando um programa [de governo] da noite para o dia”, declarou Raquel Brício, que é estudante de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui 32 anos de idade. Raquel atua desde 2007 no movimento estudantil e já pleiteou ser vereadora e deputada estadual, mas nunca se elegeu. Atualmente, é presidenta estadual do UP, tendo sido também fundadora do partido no Pará em 2019.

image Gal (Gualdina) Leite e Raquel Brito, candidatas a vice e a prefeita de Belém pelo Unidade Popular (Carmem Helena | O Liberal)

Gualdina Leite, conhecida como ‘Gal’, possui 60 anos e disse que concorre pela primeira vez a um cargo político para ajudar na construção de uma representatividade alternativa, 100% feminina e negra.

“Os filhos desse povo que está no poder há séculos não dormem com fome; são os nossos, que morrem de doenças ocasionadas pela falta de água e esgoto tratados. Então, é tarefa minha e de cada um de vocês que estão aqui construir uma campanha grandiosa”, enfatizou.

Propostas

Uma das principais propostas de governo da chapa é a melhoria do transporte público em Belém por meio da criação de uma empresa estatal, garantindo passe livre para estudantes e desempregados. “Além disso, nosso foco também vai ser a luta das mulheres e das crianças. Por isso, creches e escolas em tempo integral são necessárias”, pontuou Brício, que promete, ainda, a desapropriação de terrenos e prédios sem função social para combater a falta de moradia na capital paraense.

A chapa também se opõe à privatização da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). “Sem energia, a gente sobrevive mal; mas, sem água, a gente nem sobrevive. E a maioria da nossa população é desempregada ou assalariada e não sabe se paga o aluguel, se come, se paga água ou luz. É uma vida cansativa e a prefeitura tem que estar nessa discussão”, defendeu Leite.

image Candidatas à prefeitura, lideranças do UP e candidatos a vereadores erguem os braços durante a convenção partidária (Carmem Helena | O Liberal)

Os estudantes Eunice Brasil (36) e Gian Borges (26) são os candidatos a vereadores pelo UP. “A precarização do transporte público impede a juventude de frequentar as escolas e as universidades. Não podemos nos conformar com isso”, afirmou Eunice. “É necessário termos candidaturas como essas, que representam a classe pobre, trabalhadora, o povo preto das periferias da nossa cidade. Eu me sinto muito honrado”, acrescentou Gian.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

‘não precisa dividir’

Tapajós: Helder critica projeto de novo plebiscito e diz que Pará está ‘mais unido que nunca’

Governador afirmou ter solicitado ao senador Jader Barbalho que pedisse vistas do projeto em tramitação no Senado, durante sessão da Comissão de Justiça

4

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.