Nos Estados, pesquisas foram na direção contrária das urnas

Vários resultados contrariaram as projeções das pesquisas para governo e Senado

O Liberal
fonte

Em vários Estados, os institutos de pesquisa também tiveram projeções bem diferentes do resultado final da apuração dos votos pelo TSE. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, venceu a disputa com 42,32% dos votos. A segunda colocação ficou com o petista e ex-prefeito da capital, Fernando Haddad, com 35,7% dos votos. Na terceira colocação, o atual governador, Rodrigo Garcia, do PSDB, com 18,4%.

No entanto, as pesquisas divulgadas na véspera da eleição apresentaram outro cenário. O DataFolha divulgou que Haddad estaria com 39%, Tarcisio, com 31% e Rodrigo Garcia, com 23%. A diferença no índice de Tarcísio, entre a pesquisa e o resultado, foi de 11,3% a mais. O Ipespe acabou tendo diferença ainda maior, uma vez que registrava Tarcísio com 29 e Haddad com 41. E o Ipec apontou Tarcisio com 31 e Haddad com 41.

VEJA MAIS

image Pesquisas erram e apresentam resultados diferentes das urnas
Diferença entre Lula e Bolsonaro foi de 5%, mas institutos davam até 14%; também nas disputas nos Estados, votação foi diferente da projeção das pesquisas

image Tarcísio e Haddad vão disputar segundo turno em São Paulo
Nenhum dos candidatos obteve votos válidos suficientes para decidir a eleição no primeiro turno

No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, novamente os institutos de pesquisa não acertaram os resultados da urna. O governador Cláudio Castro, do PL, mesmo partido de Bolsonaro, foi reeleito com 58,67% dos votos. Marcelo Freixo, do PSB, ficou com 27,38% dos votos, de acordo com a totalização das urnas. O resultado mostrou uma diferença de 31,29 pontos percentuais.

Porém, a pesquisa do Ipec apontava que a disputa seguiria para o segundo turno, colocando Castro com 47% dos votos válidos e Freixo com 28%, gerando uma diferença de 19 pontos entre os dois candidatos.

Já o Instituto Quaest registrou pesquisa colocando Castro com 48% e Freixo com 32%, numa diferença de 16 pontos percentuais entre eles.

O DataFolha apontava, em pesquisa divulgada no sábado, às vésperas da eleição, Castro com 44% e Freixo com 35%. Uma diferença de apenas nove pontos, bem diferente da distância de 31 pontos do resultado.

Na Bahia, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, ficou muito perto de vencer a disputa já no primeiro turno, com 49,45% dos votos com 100% das urnas apuradas. O candidato do União Brasil, ACM Neto, recebeu 40,8% dos votos.

No Estado, os resultados das pesquisas também foram divergentes do apurado nas urnas. A pesquisa do Ipec e do DataFolha, ambas divulgadas no sábado, apontavam vitória de ACM Neto no primeiro turno, com 51%, enquanto Jerônimo teria 40% no Ipec e 38% no DataFolha.

A mesma inversão se deu no Rio Grande do Sul. O ex-ministro Onyx Lorenzoni obteve 37,5% dos votos, enquanto Eduardo Leite ficou com 26,81%. Na pesquisa do Ipec, porém, Onyx aprecia com 30% e Eduardo Leite liderava com 40%.

Senado

No Paraná, na disputa pelo Senado, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil) foi eleito com 33,5%. A segunda posição ficou com Paulo Martins (PL), com 29,12% e Álvaro Dias (Podemos) na terceira posição, com 23,94%.

A pesquisa Ipec, divulgada na véspera da eleição, apontava vitória de Álvaro Dias com 41%, seguido por Sergio Moro com 35% e Paulo Martins na terceira posição com 14%.

No Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão ficou com 44,11% dos votos. A pesquisa do Ipec apontava que ele teria 28%. O instituto indicava vitória de Olívio Dutra com 36%. Porém, o resultado final colocou Dutra com 37,85%.

Também na disputa ao Senado, em São Paulo, o ex-ministro Marcos Pontes (PL) registrou 49,68% dos votos, enquanto Márcio França (PSB) obteve 36,27% da votação. Na pesquisa do Ipec, França liderava com 43% e Pontes tinha teria 31%.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará