Veja quem tem direito a desconto no IPVA no Pará até segunda-feira
Pagamento antecipado do imposto pode garantir desconto de até 15% aos motoristas proprietários de veículos
Proprietários de veículos automotores com finais de placas 05 a 35 podem ganhar descontos de até 15% no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), até esta segunda-feira (15). O benefício é concedido aos motoristas sem multas, em caso de antecipação do pagamento em parcela única.
Conforme informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), para quem está há dois anos sem multa, o abatimento no valor do imposto pode chegar a 15%. O percentual cai para 10% para quem não recebeu multas no ano passado e é oferecido 5% de desconto nas demais situações.
VEJA MAIS
Além da antecipação em parcela única, com desconto, há outras duas opções de pagamento do IPVA no Pará: parcelamento em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral na data do licenciamento anual no Departamento de Trânsito (Detran).
A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos não destinados à atividade comercial e 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos.
Quem não pagar o imposto até a data do licenciamento, deverá arcar com multas e juros. O sistema para consulta do imposto, inclusive o calendário de pagamento, fica disponível no site da Sefa. Pelo portal, também é possível consultar o valor do IPVA e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE).
A Sefa explica que o pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Basa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú e CEF) e casas lotéricas.
Embarcações e Aeronaves devem recolher o IPVA até o dia 30 de junho.
Além do site da Sefa, mais informações também são disponibilizadas no atendimento telefônico ou o call center 0800-725-5533, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira; e o chat no site da Secretaria da Fazenda.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA