Veja como sacar os mil reais do FGTS
Valor disponibilizado pelo fundo de garantia será pago até 15 de dezembro; confira o calendário
Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem receber a partir desta quarta-feira (20) o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de até R$1 mil.
Os saques continuam até 15 de junho, quando os nascidos no mês de dezembro terão direito ao benefício. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque, com valores depositados na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores e que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
O valor pode ser transferido via Pix para outra conta de preferência, mas o aplicativo da Caixa também permitirá o pagamento de boletos, utilização de cartão de débito virtual e até compras com o valor via código QR.
A solicitação do saque pode ser feita, ainda, pelo aplicativo do FGTS, ao clicar na opção "Saque Extraordinário".
Porém, é preciso paciência, pois o aplicativo FGTS está enfrentando filas que podem durar até 10 minutos para o acesso e também instabilidades pontuais no sistema, por conta do número alto de beneficiários utilizando a plataforma.
Como solicitar o saque:
1) Abra o aplicativo FGTS, disponível para celulares Android e IOS
2) Caso não tenha uma conta virtual no FGTS, Caixa ou gov.br, crie uma utilizando o número do seu CPF e escolhendo uma senha e digite um e-mail e telefone celular para validação via SMS
3) Ao abrir o aplicativo FGTS, clice no botão laranja que está escrito "Saque extraordinário FGTS"
4) Caso o dinheiro ainda não esteja liberado, clique na opção "Solicitar saque"
5) Anote o número da conta e da agência da Poupança Social Digital que aparecerá na tela, por precaução
5) Após a confirmação do pedido, baixe o aplicativo Caixa Tem. Caso ainda não tenha um conta, é possível criar uma vinculada aos dados fornecidos no aplicativo do FGTS, apenas informando o CPF e utilizando a mesma senha
6) No aplicativo Caixa Tem, o valor aparecerá na data prevista de acordo com o seu aniversário e poderá se transferido para qualquer outra conta, inclusive via Pix. Há ainda a opção de cartão de débito virtual e pagamento de boletos
Dinheiro será pago de acordo com o mês de aniversário. Confira datas:
Janeiro: 20 de abril
Fevereiro: 30 de abril
Março: 04 de maio
Abril: 11 de maio
Maio: 14 de maio
Junho: 18 de maio
Julho: 21 de maio
Agosto: 25 de maio
Setembro: 28 de maio
Outubro: 01 de junho
Novembro: 08 de junho
Dezembro: 15 de junho
Na opinião do economista paraense Phelipe Campos Matos, é necessário ter objetivos bem claros na hora de sacar o benefício, para que ele não se transforme em recurso para gastos supérfluos ou desnecessário.
"Esse é um dinheiro que fica guardado para o caso da pessoa ser demitida, alguma emergência de saúde ou financiamento de imóvel. É um local seguro. Se você vai tirar, é bom investir em algo como o Tesouro Selic, que vai trazer rendimentos maiores que a poupança, ou pagar dívidas. Para quem está com alguma dívida rolando juros, é uma boa opção, para se livrar logo", aconselha. A Caixa informa que o saque não é obrigatório e que os mil reais ficarão disponíveis no aplicativo Caixa Tem até o dia 15 de dezembro. Caso não seja sacado ou utilizado até esta data, o dinheiro volta para o FGTS com correção monetária.
Para a auxiliar de administração Bianca Sousa, o dinheiro será bem-vindo. Ela precisa realizar pequenas na casa onde vive com a mãe e a filha Alana, de três anos. "Era um dinheiro que eu não estava contando e aí já vou usar para pagar a vista, né? Que sai mais barato essas coisas, principalmente as lajotas. Eu já consegui solicitar no aplicativo, mas vou receber só em maio. Estou bem feliz na verdade. É quase um salário", conta.
O motorista Pedro Guimarães Rocha ainda não fez planos para o dinheiro, mas irá sacar. Segundo ele, o brasileiro está sempre com uma dívida aqui ou ali para pagar. "Falam que o FGTS é para emergência mas quando é que o povo não está em uma emergência financeira em casa, não é? Nem que seja pra antecipar alguma conta acho que é válido sim. Vai ser uma injeção de ânimo na economia, dinheiro girando. Preciso ver ainda como vou utilizar", conta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA