Shoppings preparam ação promocional para o Dia do Cliente, nesta quinta
Lojistas da capital esperam aumentar volume de vendas com descontos de 20% a 70%
Visando aquecer as vendas neste mês, shoppings centers de todo o Brasil devem realizar programações especiais para marcar o Dia do Cliente, comemorado nesta quinta-feira, 15 de setembro. Um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) com seus associados aponta uma expectativa de aumento de 10% nas vendas nesse período.
Na região metropolitana de Belém, alguns empreendimentos já se preparam para ofertar descontos de até 70% para atrair os clientes nos próximos dias. Em um shopping de Ananindeua, a orientação é que as lojas tenham descontos a partir de 20%, porém cada local pode definir sua própria mecânica alusiva à data.
VEJA MAIS
No bairro do Parque Verde, a administração do shopping contará com uma campanha voltada, sobretudo, para a oferta de eletroeletrônicos, especialmente com televisores em promoção, além de dinâmicas com prêmios para os clientes e música ao vivo. Celso Eluan, sócio diretor de uma loja especializada em equipamentos eletrônicos e periféricos de informática, conta que mesmo antes da data comemorativa adotou uma estratégia focada nos aparelhos de TV.
“Os preços já estão bastante agressivos desde o começo da semana. Estamos acompanhando a dinâmica do mercado e da concorrência e resolvemos chamar atenção para esses preços”, conta o empresário, que diz que no local os valores dos aparelhos devem variar de R$ 1.300 para TVs de 32 polegadas a R$ 15 mil para TVs de 82 polegadas.
Já no bairro do Reduto, em outro shopping que pertence à mesma administradora, o clima será de liquidação. “A gente sempre faz algum tipo de comemoração e esse ano a gente vem com liquidação com mais de 100 lojas participando. Nada melhor do que preços atrativos para comemorar o dia esse dia”, afirma Cristina Oliveira, gerente de marketing do empreendimento.
Entre os diferenciais da iniciativa estão o prolongamento da campanha, que seguirá até o dia 30 de setembro, e a proposta “figital”, isto é, com ações de ativação que envolvem tanto as lojas físicas, que estarão adesivadas e decoradas conforme a ocasião, quanto o incentivo ao uso de ferramentas como QR Code que levarão os clientes para os ambientes de atendimento digital, com acesso a ofertas e lista de produtos em destaque nos diversos segmentos.
De acordo com Cristina Oliveira, no local, os clientes poderão adquirir produtos com 20% a 70% de desconto, o que deve ser um grande incentivo ao varejo, já que o setor ainda se recupera dos efeitos da crise econômica e da pandemia. “Não temos como precisar quanto será esse incremento porque 2020 e 2021 foram anos atípicos. Mas a gente está bastante confiante de que vai gerar um resultado positivo”, pontua a gerente.
Laís Cunha, que é gerente de uma loja de moda feminina no shopping, fala que a rede realiza uma campanha própria alusiva ao Dia do Cliente desde 2011 e observa a campanha como uma forma de movimentar as vendas, atraindo um público diferente do habitual, bem como de provocar o retorno daqueles que já compram no local.
“Geralmente nessa data atrai bastante gente e a conseguimos bons resultados porque investimos na comunicação na vitrine para atrair o que chamamos de ‘cliente passante’. Depois disso, temos todo um mecanismo interno para poder fidelizar esse cliente”, diz Laís, que destaca como atrativos a oferta de 20% de desconto para peças da atual coleção até 60% para produtos de coleções anteriores.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA