Saiba quem é o economista Marcio Pochmann, novo presidente do IBGE

A data da posse ainda não foi definida e quem está temporariamente à frente do órgão é o diretor de pesquisa Cimar Azeredo

O Liberal

Anunciado nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Secretaria de Comunicação do governo federal, Paulo Pimenta, o economista Marcio Pochmann será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A data da posse ainda não foi definida e quem está temporariamente à frente do órgão é o diretor de pesquisa Cimar Azeredo.

VEJA MAIS:

image IBGE abre processo seletivo para Agente de Pesquisa com cinco vagas em Manaus; confira
Inscrições começam nesta segunda-feira (24) e seguem até o dia 13 de agosto

image Total de 45 cidades paraenses perderam população na última década, revela Censo do IBGE
Belém teve queda de 6.5% na taxa de habitantes ou menos 90 mil pessoas

image Censo 2022: geógrafo avalia aumento da população de Ananindeua e desafios da gestão pública
A cidade teve crescimento tímido de 1,44%, percentual fez com que Ananindeua nem chegue ainda a meio milhão de habitantes, mas representa grandes desafios à administração

Em seu anúncio, após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pimenta disse que "Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE", garatiu. Ainda segundo o ministro, a opção de colocar o economista na presidência do instituto não teve nenhuma espécie de veto dentro do governo.

O blog da Natuza Nery, no entanto, aponta que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não foi avisada sobre a troca. O IBGE é ligado ao Planejamento.

Quem é Marcio Pochmann?

Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e participou da transição do governo após a eleição de Lula.

Presidiu a Fundação Perseu Abramo, foi candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Campinas em 2012 e 2016 e também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA