Vale-Gás ou Auxílio Gás? Saiba qual é a diferença e qual é o valor dos benefícios
Auxílio Gás será pago entre os dias 9 e 22 deste mês de agosto com valor dobrado até dezembro
A Caixa Econômica anunciou nesta terça-feira (2) que cerca de 5,6 milhões de famílias receberão R$ 110 de Auxílio Gás em agosto. O benefício terá o valor dobrado até dezembro por causa da emenda constitucional que elevou o valor benefícios sociais temporariamente. Os valores já estão disponíveis para consulta, segundo o banco. As informações são da Agência Brasil.
O pagamento ocorrerá de 9 a 22 de agosto, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). As datas são as mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, que teve o calendário de pagamento deste mês antecipado. O benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111.
VEJA MAIS
Tradicionalmente, os dois benefícios são pagos nos últimos dez dias úteis do mês, sendo que o Auxílio Gás é bimestral, pago a cada dois meses. Originalmente, a parcela de agosto seria paga entre os dias 18 e 31, mas foi antecipada.
Com a emenda constitucional que elevou benefícios sociais, o Auxílio Gás teve o valor dobrado, equivalendo a 100% do valor médio do botijão de 13 quilos nas parcelas de agosto, outubro e dezembro. Em 2023, o benefício voltará a valer metade do preço médio do botijão.
Diferenças entre Auxílio Gás e Vale Gás
O Auxílio Gás é um programa do governo federal que usualmente transfere aos cidadãos cadastrados o valor da metade do preço médio de um botijão. Já o Vale Gás é um programa do governo do Estado, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará.
O programa estadual garante a compra de botijões de 13 quilos para famílias paraenses em situação de extrema pobreza e tem várias etapas (em junho, foi anunciada a quarta parcela), com desembolso de valores pelo Banpará.
Para ser contemplada, a unidade familiar precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita declarada igual a zero. O benefício é concedido em duas cotas de R$ 100, disponibilizadas em forma de crédito pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA