Saiba 7 maneiras de economizar na conta de luz com os eletrodomésticos de casa

A tarifa de energia irá subir mais de 20% e saber como poupar vai fazer a diferença no bolso ao final do mês

O Liberal

A conta de luz vai ficar ainda mais cara em todo o país. Devido a crise hídrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai reajustar o preço da tarifa da bandeira vermelha 2, que está em vigor e é a mais cara. O custo atual é de R$ 6,243 pelo consumo de 100 kw/hora, mas a nova proposta prevê o aumento para R$ 7,571, ou seja, 20%.

Para tentar minimizar os impactos no bolso do cidadão, sabia quais as sete maneiras de economizar com os eletrodomésticos de casa. 

Lâmpadas: O ideal é escolher usar as lâmpadas de Led ou fluorescentes. Estes modelos possuem uma iluminação mais eficaz e tem um gasto muito menor em comparação com as lâmpadas incandescentes. Também, sempre apague as luzes ao sair dos cômodos da casa. 

Geladeira: O controle de temperatura da geladeira é o primeiro passo para gastar menos. Deixe na posição ‘inverno’ e ajuste o termostato para evitar consumo excessivo. Nunca forre as prateleiras com plásticos ou panos. Também não use a parte de trás do eletro para secar roupas. Veja se as borrachas das portas estão em bom estado e, principalmente, não coloque o fogão e a geladeira próximos, um irá interferir no funcionamento do outro e refletir no consumo de energia.

Máquina de lavar roupas: Escolha apenas um dia da semana para lavar e use o máximo de roupas que a máquina indica, de uma vez só. Sempre escolha os dias mais ensolarados para que as roupas sequem rapidamente, as secadoras aumentam mais o consumo. E limpe o filtro com regularidade.

Televisão: Não deixe ligada sem necessidade. Quando fo dormir, programe nas configurações para que a Tv desligue sozinha. Quando não estiver usando, desligue da tomada. Os aparelhos continuam consumindo energia se ficarem conectados 

Ferro de passar roupa: Também separe um dia da semana para passar roupa. Quando for passar e precisar se ocupar, desligue da tomada. Aproveite a alta temperatura do, mesmo após desligar, para passar as roupas mais leves, como as lingeries.

Computador: Sempre que possivel, use os recursos de economia de energia. Isso diminui o consumo quando o PC não estiver em uso. Não deixe monitores, impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios ligados ou em stund by sem necessidade.

Celular: Não deixe os celulares carregando durante a noite e quando atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Não use enquanto ele estiver carregando, isso fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, aumentando o consumo da luz. Portanto, sempre que o aparelho estiver carregando, evite a sua utilização ao máximo.

Algumas outras dicas são: sempre escolha cores claras para as paredes e tetos, isso ajuda para que não tenha necessidade de acender a luz em horários imprecisos. Também, opte por janelas e cortinas claras, que favorecem a luz natural entrar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA