Ribeirinhos recebem agência móvel flutuante com serviços do INSS
É possível requerer os benefícios de aposentadoria, pensão, salário-maternidade, BPC (benefício assistencial ao idoso) e outros serviços diversos de orientação, cadastro e atualizações
A população ribeirinha do Pará começou a receber desde esta segunda-feira (02) o atendimento dos serviços previdenciários prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio dos PREVBarcos. Este é o primeiro ciclo de 2020, que deverá se encerrar no dia 20 deste mês. O Pará conta com duas embarcações e, para este ano, a previsão é que mais de 20 mil ribeirinhos segurados do INSS sejam atendidos com os mesmos serviços oferecidos por uma agência fixa da previdência.
De acordo com o INSS, é possível requerer nas agências móveis flutuantes os benefícios de aposentadoria, pensão, salário-maternidade, BPC (benefício assistencial ao idoso) e outros serviços diversos de orientação, cadastro e atualizações. As embarcações possuem cinco pontos de atendimento, salas para perícia médica e avaliação social, além de uma sala de espera de atendimento com capacidade para cerca de 45 pessoas.
Com um investimento mensal de R$ 150 mil, incluindo o deslocamento dos servidores, os PREVBarcos possibilitam o acesso facilitado às regiões isoladas, ampliando assim, o alcance de atendimento e evitando que ribeirinhos tenham que navegar por longas distâncias.
No Pará, o INSS conta com duas embarcações. Vinculado à Gerência-Executiva do INSS Belém, o PREVBarco PA I, atende a população ribeirinha dos municípios de Acará, Anajás, Bagre, Baião, Bujaru, Cachoeira do Arari, Curralinho, Gurupá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Soure e Salvaterra.
Conforme cronograma do INSS, a viagem do PREVBarco I inicia em Oeiras do Pará, onde ficará até a próxima sexta-feira, 06. Em seguida, a embarcação seguirá para o município de Limoeiro do Ajuru, permanecendo naquela cidade de 9 a 13 de março. O último município do primeiro ciclo de viagem será Muaná, no Marajó, onde os atendimentos irão ocorrer de 16 a 20 de março. O horário de funcionamento é de 7h às 17h.
Já o PREVBarco PA II, vinculado à Gerência-Executiva do INSS Santarém, atende os municípios e localidades da Região do Baixo Amazonas: Aveiro, Almeirim, Boim, Boa Vista do Cuçari, Brasília Legal, Cachoeira Porteira, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, Parauá, Porto Trombetas, Prainha, Santa Maria do Uruará, São Miguel, São Pedro, Senador José Porfírio, Terra Santa, Uruará, Vila Curaí e Vila Socorro.
Para este primeiro ciclo, o PREVBarco PA II ficará em Aveiro até a próxima sexta-feira, 06. De lá, segue para o município de Oriximiná, onde a população será atendida de 9 a 17 de março. Depois a embarcação atracará em Terra Santa pelo período de 19 a 20 de março. A parada final será em Faro, com atendimentos nos dias 23 e 24. No total, serão 23 dias de viagem.
O primeiro PREVBarco começou a funcionar em 1997, no Pará. Ao longo destas duas décadas, o projeto já atendeu mais de 600 mil ribeirinhos da região amazônica. Além de atender a população paraense, o INSS tem embarcações nos Estados do Amazonas e Rondônia.
Os segurados especiais - trabalhadores rurais que produzem em regime de economia família, os pescadores artesanais e a população indígena que exerce atividade rural - são os maiores beneficiados com o atendimento das embarcações do INSS.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA