CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Reunião técnica do G20 Turismo começa em Belém nesta quinta; evento segue até sábado

Grupo deve construir propostas para o setor que serão entregues na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro

Elisa Vaz
fonte

Belém recebe, desde esta quinta-feira (19), ministros do Turismo de todo o mundo para uma intensa agenda de debates, reuniões técnicas e encontro de líderes que tratarão o futuro do setor no âmbito mundial. O evento conta com a presença de membros e representantes do G20 Turismo. O “Grupo dos 20” é formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia.

VEJA MAIS

image Membros do G20 discutem turismo internacional em Belém, nesta quinta-feira (19)
Ministros do Turismo do G20 também estarão na capital paraense para tratar de soluções para o setor

image G20 aprova declaração que define 10 princípios sobre bioeconomia; conheça!
A criação da GIB para debater questões relacionadas com a bioeconomia é uma das novidades apresentadas pela presidência do Brasil no G20. Ele surge com a proposta de estimular os países a compartilharem experiências bem-sucedidas relacionadas com o tema.

O primeiro dia de programação foi dedicado à última reunião técnica do G20 Turismo. Cabe ao grupo a responsabilidade pela construção de propostas para o setor que serão entregues na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro. O evento foi aberto com um discurso de boas-vindas da secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes.

Segundo ela, é “muito importante” ser mais uma vez palco de discussões e boas práticas que estão sendo levadas para o mundo. “Receber aqui delegações de tantos países de todo os continentes é muito gratificante e enaltece o papel do Brasil e, principalmente, da Amazônia”, declarou.

image Para a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, é “muito importante” que Belém seja palco de discussões e boas práticas (Thiago Gomes / O Liberal)

A secretária explicou que o G20 ocorre ao longo do ano todo, presidido pelo Brasil, e o grupo do Turismo começou em Brasília, passou pelo Rio de Janeiro e finaliza em Belém, com uma carta que será levada à Presidência da República no encontro dos presidentes em novembro, no Rio de Janeiro. “Aqui a gente está finalizando os assuntos que tratam de qualificação, financiamento público e privado e turismo sustentável”.

Evento

A programação continua nesta sexta-feira (20), a partir das 9h30, com a abertura oficial do G20 Turismo, que contará com a presença de autoridades, incluindo o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino; o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili; a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson; o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb; e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Durante todo o dia, serão realizados debates importantes sobre sustentabilidade, parcerias entre os setores públicos e privados e o turismo gastronômico promovidos pela ONU Turismo e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Encerrando as atividades do G20 Turismo em Belém, o dia 21 de setembro, sábado, será marcado pela reunião ministerial. No evento, as propostas trabalhadas em todas as reuniões técnicas do grupo ao longo do ano serão debatidas e finalizadas como entrega da Presidência do Brasil para o turismo.

Confira a programação do G20 Turismo

Sexta-feira (20)

  • 09h30: Abertura conjunta com discurso das autoridades presentes
  • 10h30: Fórum de Sustentabilidade da ONU Turismo: “Turismo: Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”
  • 10h45: Diálogo Ministerial da ONU Turismo: "Promovendo Políticas para Avançar a Sustentabilidade no Turismo"
  • 13h30: Global Cuisine and Tourism Gastronomy
  • 14h15: Fórum WTTC - Diálogo entre setores público e privado sobre Turismo

Sábado (21)

  • 09h35: Boas-vindas pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino
  • 13h30: Coletiva sobre a avaliação do encontro e resultado da reunião
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA