Quase 44% da população adulta do Pará está inadimplente, aponta Serasa
Clientes endividados poderão renegociar as dívidas presencialmente

Quase metade da população paraense enfrenta dificuldades financeiras, apontam os dados de uma pesquisa da Serasa referente ao mês de janeiro. Embora o estado esteja abaixo da média nacional de 45,94%, 43,72% da população paraense adulta está inadimplente.
No total, cerca de 2,7 milhões de CPFs estão com contas atrasadas, o que representa um número significativo em relação à população adulta do estado. A soma das dívidas acumuladas atinge a marca de R$ 11,8 bilhões, resultando em um endividamento médio de R$ 4.364,36 por consumidor inadimplente. Cada endividado, em média, possui três dívidas.
A faixa etária mais afetada pela inadimplência é a de 26 a 40 anos, com 35,9% dos endividados nesta categoria. Entre os principais motivos que levam ao endividamento, o desemprego se destaca como a causa mais comum, afetando 26% da população. Além disso, gastos inesperados correspondem a 15% das razões para a falta de pagamento.
VEJA MAIS
O segmento de bancos e cartões de crédito é o principal responsável pela inadimplência, com 31,36% das dívidas. Isso ressalta a necessidade de uma gestão financeira mais consciente, especialmente em tempos de crise.
Segundo o levantamento, as compras de supermercado, especialmente alimentos, são os principais gastos realizados no cartão de crédito, representando 60% do total. Devido à necessidade, 40% dos endividados já recorreram a empréstimos para arcar com contas básicas de água, luz e gás.
Além disso, a pesquisa indica que 39% dos endividados estão com dívidas há mais de dois anos, o que pode agravar ainda mais a situação financeira desses consumidores. Neste contexto de endividamento, apenas 31% dos paraenses acreditam que conseguirão quitar suas dívidas. Em toda a região Norte, 26% dos consumidores endividados estão buscando a negociação de dívidas.
Mutirão oferece atendimento presencial para negociação de dívidas
Até o dia 31 de março, os paraenses que desejam sair da inadimplência podem negociar os seus débitos na plataforma Serasa Limpa Nome. Caso prefiram o atendimento presencial, os atendimentos serão realizados em qualquer agência dos Correios. O mutirão acontece em todo o país, resultado da parceria entre Serasa, Febraban e mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99%, parcelamento de até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score na hora.
Os consumidores endividados no Pará podem consultar e negociar seus débitos gratuitamente em qualquer uma das 183 Agências dos Correios do estado, sem qualquer cobrança de taxa. As dívidas podem ser visualizadas no guichê de atendimento. Basta que o titular apresente um documento oficial com foto para conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja pagar e decidir entre quitar à vista ou parcelar conforme seu orçamento. No Pará, há um total de 15,1 milhões de dívidas com percentuais de descontos concedidos especialmente para este Feirão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA