Programa da UFPA oferece cursos para promoção de empregabilidade da comunidadeLGBTI+

O intuito é preparar pessoas que se identificam como LGBTI+ para o mercado de trabalho

Luciana Carvalho
fonte

Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) está com inscrições abertas para o curso de “Ações Inclusivas e Mercado de Trabalho”. O intuito é preparar pessoas que se identificam como LGBTI+ para o mercado de trabalho, com a elaboração de currículos e marketing pessoal, e o encaminhamento para instituições parceiras e cursos profissionalizantes. 

A iniciativa é alusiva ao Mês do Orgulho LGBTI+ e o curso, que contará com certificação, será ministrado no dia 23 de junho às 9h, no Auditório José Vicente, localizado no ICJ, Campus Profissional. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita através da Página do Evento

Ao longo da história, pessoas com sexualidade ou identidade de gênero dissidentes têm enfrentado discriminação, violência e falta de respeito nos ambientes de trabalho, o que prejudica suas oportunidades de ingresso e permanência nesses espaços. Com o objetivo de superar esses desafios, o Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+ tem empreendido uma série de iniciativas e parcerias visando preparar as pessoas LGBTI+ para o mercado de trabalho, fornecendo certificações e promovendo diálogo com as empresas e seus colaboradores.

VEJA MAIS

image Guarda Municipal garante apoio à segurança durante realização da Parada LGBTI+, em Belém
Após dois anos de pandemia, evento voltará a reunir presencialmente os participantes, neste domingo

image 🏳️‍🌈 Mês do Orgulho: bissexual, Raidol expõe desafios de artistas LGBTQIAPN+ do Norte na música
Cantor e compositor paraense, Raidol fala sobre bissexualidade, não-binariedade e as dificuldades de um artista LGBTQIAPN+ do Norte de emplacar no cenário musical nacional

image 🏳️‍🌈 Mês do Orgulho: ONG promove ações de acolhimento a pessoas LGBTQIAPN+ vivendo com HIV/Aids
Coordenador da ONG Arte pela Vida, David Porteglio, fala sobre os estigmas do vírus HIV

“Nós, do Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+, sabemos que estas pessoas, especialmente pessoas trans e travestis, são menos empregadas em trabalhos formais no Brasil. Nosso objetivo é estimular os processos de formação e dialogar sobre diversidade e inclusão com as empresas para propor essa empregabilidade e o respeito para todas as pessoas que se identificam com a sigla LGBTQI+”, informa Luanna Tomaz, coordenadora do programa.

O evento tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da ONG Olivia, do Instituto Mais Diversidade e do Assaí Atacadista. 

Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+

O programa realiza uma série de ações afirmativas para pessoas LGBTI+ dentro da UFPA, em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e cursos técnicos e profissionalizantes para a comunidade de fora dos muros. Uma das iniciativas ofertadas em 2023 é a realização do Censo Trans Pará, com o objetivo de documentar a situação de emprego, renda e trabalho de pessoas transexuais e travestis no Pará. Essa coleta de dados pode ser utilizada em ações futuras para pensar políticas públicas, pesquisas e/ou projetos de extensão relacionados à temática no estado.

Serviço

Curso “Ações Inclusivas e Mercado de Trabalho"

Data: 23 de junho

Hora: A partir das 9h

Local: Auditório José Vicente, localizado no ICJ, Campus Profissional

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA