Produtores de Cacau do Pará recebem prêmio internacional

O estado já possui um histórico de reconhecimento pela qualidade das amêndoas de cacau paraenses

O Liberal
fonte

Premiada internacionalmente, a amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, região oeste do Pará, ganhou destaque como uma das melhores do planeta. A premiação que reconheceu a qualidade da amêndoa paraense aconteceu na quinta-feira (8), em Amsterdã, na Holanda. O estado brilhou no pódio com dois representantes agraciados com as medalhas de ouro e prata.

A premiação Cocoa of Excellence Awards (Cacau de Excelência), que acontece a cada dois anos, reúne especialistas em avaliação sensorial e representantes da indústria do chocolate para julgar as amêndoas. Na ocasião, participaram 222 amostras de grãos de cacau de 52 países. As amêndoas dos três participantes que representaram o Brasil na competição, ficaram entre as 50 melhores do mundo. Além das amêndoas brasileiras, outros países do continente americano obtiveram destaque no evento, a exemplo da Colômbia que também foi agraciada com uma medalha de ouro.

Entre os produtores locais reconhecidos, Miriam Federicci dividiu a medalha de ouro com o representante de Ilhéus, na Bahia, Luciano Ramos. O produtor Robson Brogni também garantiu a medalha de prata para o Pará. Para a medalhista de ouro, o prêmio é fruto de muito esforço e um indicador de que a produção de cacau do Pará ainda alcançará níveis maiores. “Mostra que estamos produzindo uma amêndoa de qualidade e que estamos no caminho certo, criando um produto que vem sendo premiado”, afirma.

Segundo o medalhista de prata Robson Brogni, a premiação vem para marcar um esforço de anos de trabalho e dedicação na produção paraense. “É um trabalho de anos e anos com o cacau fino, levando o nome do governo do Estado e do Pará ao mundo”, pontua. A esposa do produtor, Sarah Brogni, que também participa da produção das amêndoas, conta que o incentivo do governo foi importante para que alcançassem novos patamares. “Levamos ao mundo o potencial que o Pará tem, principalmente da Transamazônica. Em nome do Sítio Ascurra a gente só tem a agradecer, pois se o nosso cacau está indo para o mundo tem a ver com o apoio que o governo do Estado vem nos dando”, lembrou.

O Governo do Pará esteve presente na cerimônia ao lado dos produtores. O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, destacou o marco que a premiação representa para fortalecer a produção cacaueira do Pará. “Saímos vitoriosos. Dois ouros e uma prata para o Brasil, sendo um ouro e uma prata destinados ao Pará, para os nossos produtores da região de Medicilândia. O Governo do Pará participou e estimulou isso, viabilizando a vinda desses agricultores para receber essa premiação extraordinária. Serve como motivação para tantos outros, para termos grande produtividade e grande qualidade na amêndoa para melhor comercializar o nosso produto”, explica.

VEJA MAIS

image Produtores de cacau do Pará disputam prêmio internacional na Holanda
Comitiva acompanhará a final do concurso de melhor amêndoa do mundo, o Cocoa of Excellence

image Turismo no Pará: Rota turística do Cacau ao Chocolate revela potencial do setor na Transamazônica
Altamira lançou Rota na Transamazônica, a partir do mapeamento da região que tem os maiores produtores de cacau do Brasil

image Criada pela Prefeitura de Altamira, Belém celebra lançamento da Rota Turística do Cacau ao Chocolate
Iniciativa tem o objetivo de estimular o turismo na região Transamazônica e valorizar a produção do cacau e seus derivados

Histórico de qualidade

A qualidade do cacau produzido no Pará já tem um histórico de reconhecimento em premiações. No ano de 2021, na região de integração Lago Tucuruí, sudoeste do estado, o produtor João Evangelista, trouxe para casa a medalha de prata como uma das melhores amêndoas de origem do mundo. Já em 2022, o Sítio Bela Vista, da campeã Miriam Federicci, ficou em segundo lugar no concurso Especial de Cacau do Brasil Sustentabilidade e Qualidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA