Pará está próximo de concluir Pesquisa de Entorno

Quase 90% dos setores censitários localizados em solo paraense já estavam finalizados, de acordo com a Unidade do IBGE no Pará

O Liberal
fonte

O IBGE já concluiu quase a totalidade está da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em todo o País. Trata-se de uma das etapas fundamentais para o planejamento da coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizada desde o dia 20 de junho. No Pará, até o final da manhã desta segunda-feira (11), quase 90% do levantamento já estavam finalizados. Com informações do IBGE.

O IBGE tinha como meta inicial a conclusão da Pesquisa de Entorno nesta terça-feira, 12. Porém, de acordo com o coordenador-técnico estadual do Censo, Luiz Cláudio Martins, já era previsto que, em alguns estados, como o Pará, com características geográficas peculiares, como grandes distâncias e locais que dependem de acesso por via fluvial, fosse necessário um tempo maior para conclusão do trabalho. “Até o momento (final da manhã de segunda, 11), estamos com 87,4% dos setores censitários do Pará finalizados. E, daqui para frente, será bem mais rápido”, aposta Martins.

VEJA MAIS

image IBGE e prefeituras alinham apoios logísticos para realização do Censo 2022
Seminário teve objetivo de esclarecer dúvidas e estabelecer parcerias antes do início da pesquisa, em agosto

image Decisão judicial que obrigava o IBGE a incluir 'orientação sexual' no Censo 2022 é suspensa; entenda
O recurso apresentado pelo órgão contra a decisão foi parcialmente deferido

O chefe da Unidade do IBGE no Pará, Rony Helder Cordeiro, lembra que, em todo o Pará, o IBGE conta com 606 Agentes Censitários Supervisores (ACS), sendo 272 desses só na Região Metropolitana de Belém, realizando a Pesquisa de Entorno. “Os trabalhos vêm sendo empreendidos sem incidentes. E, a partir de agora, continuaremos até concluir 100% dos setores no estado”, disse Cordeiro.

É na Pesquisa de Entorno que o IBGE traça um panorama da infraestrutura urbana do país, registrando a existência ou não de itens fundamentais no aparelhamento urbano, como capacidade das vias públicas, arborização, calçamento, acesso a rampas para cadeirantes etc. É também quando são checados os mapas a serem utilizados pelos recenseadores na coleta domiciliar (a partir de 1 de agosto).

Para viabilizar essa operação, o IBGE dividiu cada município do País em “setores censitários”, áreas menores com cerca 250 a 350 domicílios. No Pará, foram identificados 8.349 setores censitários, sendo 3.562 (42,7% do total) só na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA