Pará começa o ano liderando na produção nacional de cacau e mandioca

Levantamento do IBGE mostra que a produção por hectare no Estado é maior que a média nacional

O Liberal
fonte

Cacau e mandioca continuam sendo as culturas com as melhores projeções para este ano no Pará. É o que aponta a primeira edição do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de 2022, referente a janeiro, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O estudo é elaborado em nível local pelo Núcleo de Planejamento e Assessoria Técnica e Estatística da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). As informações são da Agência Pará.

Segundo o estudo, o Pará ocupa a primeira posição no cenário nacional de produção cacaueira, responsável por 50,68% da produção brasileira. A mandioca também ocupa o topo do ranking, com 22,47%.

VEJA MAIS

image Amêndoa de cacau do Pará conquista a prata de premiação internacional em Paris
De Novo Repartimento, no sudoeste do Pará, o produtor João Evangelista, do assentamento Tuerê, conquistou o segundo lugar como a melhor amêndoa

image Produtores do Pará vencem concurso Nacional de Cacau Especial do País
Robson Brogni e Hélia Moura, de Medicilândia, conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugares, enquanto João Rios, de Novo Repartimento, e José Renato Preuss, de Brasil Novo, empataram no 3º lugar

O LSPA é uma pesquisa de previsão e acompanhamento mensal das safras, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada.

Informações orientam produtores

Estatístico responsável pelo estudo no Pará, João Ulisses Barata da Silva explica o Pará se destaca nacionalmente também nas culturas de arroz, banana, cacau, castanha-de-caju, laranja, mandioca, milho, soja e sorgo. O estudo, segundo o estatístico, são informações preliminares, mas que orientam o produtor local.

image Projeto com cacau no Pará é referência em sustentabilidade
Desenvolvimento econômico e sustentável ganha força na Amazônia

A coordenadora do Nuplan, Maria de Lourdes Minssen, explica que o rendimento médio do cacau por hectare produzido no Pará é maior que o nacional. Enquanto no Brasil a projeção de janeiro é de 469 quilos por hectare, no Pará ela é de 948 kg/ha. Segundo o levantamento o Pará lidera também na produção cacaueira na região Norte, com 95,93%.

A mandioca, segundo o LSPA, representa aproximadamente 63% da produção da região Norte ficando, portanto, em primeiro lugar no ranking regional, com um volume de 4.051.783 toneladas, segundo as projeções para o ano de 2022.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA