No Pará, Ananindeua começa agendamento para instalação gratuita da nova parabólica
Têm direito famílias inscritas em programas sociais do governo federal
Com o apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a "Siga Antenado" (Entidade Administradora de Faixa – EAF), dá início à segunda fase de atuação no país com a abertura do agendamento e da instalação gratuita dos kits com a nova parabólica digital nas cidades com mais de 500 mil habitantes. No Pará, o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, é um dos primeiros onde o agendamento já começou. A previsão é de que sejam distribuídos e instalados quase dois mil kits gratuitos no município.
De acordo com o governo federal, os kits são distribuídos às famílias inscritas em programas sociais. O governo informou que, em breve, o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais será interrompido. Por isso, é preciso substituir o equipamento para a nova parabólica digital.
Conforme o governo, é necessário mudar para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o potencial. Como a tecnologia vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá substituir seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.
Têm direito ao kit famílias inscritas em programas sociais do governo federal
A "Siga Antenado", entidade à frente desta mudança de sinal, informa que as famílias de menor renda, que têm uma parabólica tradicional instalada e em pleno funcionamento, têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.
As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura, não sofrerão qualquer tipo de alteração.
Diretor executivo da Siga Antenado, Leandro Guerra destaca que, "a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
Agendamento
As famílias inscritas em programas sociais do governo federal, com antenas parabólicas tradicionais em funcionamento, devem agendar a instalação. É preciso ligar para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado e inserir o CPF ou NIS.
De acordo com o governo federal, Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a mudança do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA