Live aborda futuro do mercado de trabalho da mineração no Pará
Evento promovido pelo Grupo Liberal, em parceria com a Vale, será nesta quinta-feira (27), a partir das 18h
Compartilhar com a sociedade conhecimentos e experiências sobre o futuro do mercado de trabalho da mineração no Pará é o principal objetivo da primeira edição da live Conexão Mineral, que será realizada pelo Grupo Liberal nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, no formato online. O evento gratuito reúne especialistas do setor para falar do tema "As oportunidades do Mercado da Mineração no Pará".
Gerente de Marketing do Grupo Liberal, Aurélio Oliveira afirma que o projeto Conexão Mineral tem o propósito de ampliar o conhecimento sobre o setor da mineração no Estado sob diversas perspectivas. Nesta primeira fase, que compreende o período de julho de 2020 a maio de 2021, foram abordadas as oportunidades profissionais deste mercado para os profissionais paraenses e quais as tendências esperadas para o futuro.
"A iniciativa promove, ainda, um diálogo envolvendo especialistas, professores universitários e estudantes, para atrair a atenção da sociedade para o tema e incentivar a formação de novos profissionais para a área. Estamos empenhados em construir o melhor caminho para o futuro dos paraenses, compartilhando conhecimentos específicos e ampliando os horizontes para a formação de profissionais cada vez mais conscientes de sua responsabilidade socioambiental. A construção do futuro é hoje, e precisamos fazer isso juntos", pontua.
O público que for assistir à live pode esperar discussões sobre as oportunidades de emprego e renda geradas pela mineração e as novas tecnologias empregadas na mineração que já são realidades no Brasil e no Pará. De acordo com o engenheiro de minas e meio ambiente Rodrigo Barjonas, professor no curso técnico em mineração do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Belém, na live, haverá discussões sobre o crescimento produtivo do setor mineral no Pará de 2018 até hoje, as oportunidades de mercado, e a Indústria 4.0 na mineração, que é hoje tida com a quarta revolução industrial. Na mineração, alguns exemplos são caminhões fora de estrada autônomos, tratores de esteira controlados remotamente à distância, Sistema Truckless do Projeto S11D, entre outros.
Para o geólogo Evaldo Pinto, professor doutor titular da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que atua nas áreas de geologia econômica, economia mineral, legislação mineral e ambiental, é importante tratar deste tema para mostrar como a mineração pode colaborar, as oportunidades que ela oferece ao empresariado, seja grande ou médio. Ele diz que "a população só vê a mineração quando se fala em garimpo e ouro, mas quando a mineração industrial, que é a que hoje acontece no Pará, é responsável pelos principais índices de realização de riquezas no Estado e exportações, e a população desconhece".
Além destes dois mencionados, o encontro ainda vai contar com a participação do doutor em mineralogia e geoquímica Marcondes Lima, professor titular recém-aposentado da UFPA, que tem pesquisas com foco no intemperismo tropical (solos, processos de lateritização e depósitos minerais associados), que atinge monumentos históricos e sítios arqueológicos, e no estudo de minerais de gema. Já a mediação da live ficará por conta da jornalista Cinthia Gatti, do Grupo Liberal.
Todo o debate será veiculado no portal O Liberal. No site, haverá um ambiente para comentários. Para fazer a inscrição, basta acessar o site, com direito à obtenção de certificado online de participação. O público-alvo são estudantes do ensino médio, universitários, professores e especialistas. O projeto conta com apoio oficial da Vale.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA