IPTU em atraso? Programa concede até 90% de desconto em débitos tributários em Belém

Prefeitura lançou a nova edição do Programa de Regularização Incentivada, que também permite parcelamento das dívidas em até 96 vezes

O Liberal
fonte

Foi lançada nesta sexta-feira (15), pela Prefeitura de Belém, a nova edição do Programa de Regularização Incentivada (PRI), que estimula o pagamento de débitos tributários por meio de descontos nos juros e multas, além de condições especiais de pagamento, como o parcelamento da dívida em até 96 vezes.

VEJA MAIS

image Prazo para pedir isenção de IPTU para imóveis tombados começa dia 5 em Belém
Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Belém, quem desejar aproveitar o benefício de isenção do IPTU deve se enquadrar como proprietário ou inquilino desses imóveis, que devem estar localizados nas áreas próximas aos bens tombados pelo município.

image Ananindeua prorroga vencimento do pagamento do IPTU para agosto; cota única pode ter 20% de desconto
O imposto incide sobre terrenos, edificações e suas benfeitorias localizadas em áreas urbanas

De acordo com informações divulgadas pela gestão municipal, os descontos abrangem os seguintes tributos:

  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU),
  • Taxa de Resíduos Sólidos (TRS),
  • Taxa de Urbanização (TU),
  • Taxa de Licença para Localização (TLPL) e
  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza/Pessoa Física (ISS/PF). 

Pelo programa, é possível parcelar os débitos municipais em até 96 vezes, com redução sobre juros e multas. Káritas Rodrigues, secretária municipal de Finanças, explica que o PRI busca facilitar as condições de parcelamento dos tributos municipais e créditos não tributários inscritos em dívida ativa. “O programa tem diversas faixas de descontos, sendo o maior na faixa de 90%, sobre juros e multas dentro do que está inscrito na dívida ativa”, ressalta.

A nova edição foi lançada a partir do decreto nº 108.061-PMB, publicado no Diário Oficial do Munícipio, edição de 31 de agosto de 2023. O PRI é realizado por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

O prazo para adesão vai até o próximo dia 17 de novembro. Os contribuintes interessados devem acessar o site da Secretaria Municipal de Finanças e preencher um cadastro com os dados referentes ao tributo a ser parcelado.

“A regularização dos débitos é um processo muito importante para o desenvolvimento da cidade. É por meio da arrecadação dos impostos que a administração pública consegue realizar obras, serviços e ações voltados às áreas, por exemplo, da saúde, segurança e saneamento, entre outras, sempre em benefício da própria população”, declarou a chefe da Procuradoria-Fiscal de Belém, Brenda Jatene.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA