CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Investir em ouro é uma boa escolha? Veja o que diz especialista

Interessados neste tipo de transação devem avaliar histórico de rentabilidade.

Maycon Marte
fonte

Antes de realizar um investimento, qualquer pessoa interessada nesse tipo de transação precisa analisar o que o assessor de investimentos Renan Mello descreve como “histórico de rentabilidade”. O especialista explica ainda que o ouro tem um histórico bom de rentabilidade por ser “a reserva de valor tida como a melhor por todos os investidores, globalmente". Nos últimos 5 anos, como esclarece o especialista, o ouro teve mais ou menos uns 80% de rentabilidade.

Apesar da solidez, o assessor ressalta que, assim como outros ativos na bolsa, a exemplo das ações típicas das grandes empresas, o ouro também está suscetível a variações. “Os 80% dos últimos 5 anos, eles não querem dizer que daqui a 5 anos também vai subir 80%”, explica Mello. Essa variabilidade depende de quanto os investidores estão comprando, ou seja, quanto mais se compra, mais caro vai ficando o ouro.

VEJA MAIS

image Saiba o que são e as diferenças entre Selic, IPCA e CDI
Você certamente já ouviu ou leu algo em “economês” em que aparece algumas dessas siglas, não é mesmo? Pois saiba que cada uma delas desempenha um papel distinto na economia e influencia diferentes tipos de investimentos.

image Não é preciso ser rico para investir; saiba como diversificar aplicações para alcançar estabilidade
Especialista dá dicas de como começar a busca por boa rentabilidade

Um movimento interessante como resultado da segurança que o histórico de rentabilidade do ouro acarreta é o comportamento de investidores em momentos de crise. “Em momentos em que os investidores estão esperando uma alta inflação ou qualquer momento mais emergencial, o que os investidores fazem é vender as posições mais arriscadas, posições de ações, empresas de imobiliária, empresas de tecnologia e compram ouro”, enfatiza.

Como investir?

Além da possibilidade de comprar o ouro na sua forma física, o assessor de investimentos explica maneiras mais fáceis de adquirir. Segundo ele, é possível abrir uma conta em uma corretora para poder se expor ao ouro. “Dentro dessa corretora existem algumas categorias de investimentos que a pessoa pode se expor ao ouro. A pessoa pode se expor através de um ETF de ouro, que é uma categoria de investimentos através de um fundo de investimento em ouro ou até ao ouro mesmo”, explica. Nessa última categoria, o assessor pontua que o investidor pode escolher se deseja pegar os lingotes (barras) de ouro ou deixar na custódia da corretora.

Mello lembra que na própria bolsa de valores existe também uma categoria onde o investidor é capaz do ouro diretamente. Em relação a valores objetivos, um grama de ouro estaria custando R$ 396 reais.

Ressalvas importantes

Aos investidores interessados, o assessor de investimentos destaca: “É importante o investidor ter uma carteira de investimentos diversificada”. Para ele, o mais importante é pensar no ouro realmente como uma reserva de valor e proteção para a carteira em geral. Assim, considerando sempre o perfil de investidor de cada um e quais objetivos a pessoa tem em relação aos seus investimentos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA