INSS prorroga bloqueio de benefício para quem não fizer prova de vida
Portaria altera decisão anterior que previa medida já a partir de janeiro de 2022
O INSS prorrogou a suspensão do bloqueio de aposentadoria do beneficiário que não fez a prova de vida. A decisão consta de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 28. As informações são do site FDR.
O novo documento prevê que o segurado ou beneficiário do INSS terá o benefício suspenso somente de junho de 2022 em diante para aqueles que não realizaram a prova de vida no mês de aniversário do titular do benefício. De acordo com a determinação anterior, o bloqueio já estava previsto para, a partir de janeiro de 2022.
A prova de vida deve ser feita em órgão ou instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício previdenciário no mês de aniversário do titular. O artigo 6º da portaria, reforça que: “A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA