Grupo Liberal lança 2ª Edição do Anuário do Direito do Pará 2023
Profissionais reconhecem publicação como referência para a advocacia e o segmento jurídico no Pará
O Grupo Liberal lançou o Anuário do Direito do Pará 2023, em evento com a presença dos principais nomes da advocacia paraense, na noite desta quinta-feira (31), no Restô do Porto, no bairro do Reduto, em Belém.
Profissionais e representantes de empresas de advocacia e de instituições públicas e de classe, como a Associação de Procuradores do Estado do Pará e a Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará), prestigiaram o lançamento da publicação, reconhecida no segmento.
Diretora comercial do Grupo Liberal, Rose Maiorana observou que uma das finalidades do Anuário é levar conhecimento sobre a atuação e o funcionamento do setor do direito no Pará.
“A segunda edição do Anuário ganhou ainda mais adesão. A gente considera importante que a sociedade se informe sobre este segmento, sobre os direitos, os nossos direitos. O Anuário reúne escritórios novos e antigos também, e agora trouxemos a advocacia pública, a exemplo da Associação dos Procuradores do Estado e da Defensoria Pública, então vida longa para o Anuário”, enfatizou Rose Maiorana.
Advocacia pública e privada
O presidente da Associação de Procuradores do Estado do Pará, Roland Massoud, compareceu ao evento, e considerou interessante o livro abrir espaço para a advocacia pública, não somente para a advocacia privada.
“Nós somos a Associação dos Procuradores do Estado e eu sei também que a Defensoria Pública participa do projeto. Nós, enquanto procuradores, fazemos a defesa dos processos em que o estado é interessado, trabalhamos ativamente para a adequada e correta implementação das políticas públicas”, disse Massoud.
Roland Massoud acrescentou: “nossa Câmara de Conciliação é exemplo para o Brasil inteiro, nós já fizemos mais de 6 mil acordos. Ficamos felizes de mostrar para sociedade quem somos e o que fazemos, eu espero que a sociedade tenha acesso ao material e saiba que nós estamos aqui e estamos à disposição”.
Publicação cresceu em tamanho e adesão
Para o jornalista Felipe Melo, head de Conteúdo do Grupo Liberal, a nova versão é valiosa. “É fato que este trabalho é um sucesso. No ano passado o projeto era inicial, este ano, a publicação aumentou em 20% o número de páginas. Os profissionais aderiram, abraçaram o projeto com vontade de participar e falaram das perspectivas da classe jurídica e isso mostra o quanto que o Anuário do Direito é um trabalho importante para a sociedade”, frisou Melo.
O presidente da OAB Pará, Eduardo Imbiriba, fez questão de parabenizar o Grupo Liberal pela iniciativa. “É importante e a publicação, esse evento está crescendo. O Anuário congrega vários profissionais e instituições e a gente fecha o mês da advocacia, comemorando o fortalecimento e a união da classe”.
"Agosto é o mês que se comemora a implantação dos cursos de direito no Brasil, um evento como esse, que congrega os escritórios e as instituições, incluindo as instituições de ensino superior, como a Fibra, que é uma grande parceira, é honroso para nós, pois é hora de congregar, é hora de unir, é dessa forma que a gente tem que trabalhar na sociedade", disse Imbiriba.
Advogado com experiência em Direito Empresarial e Processo Civil Contencioso, Roberto Xerfan, assinalou: "É muito legal ter uma publiicação como essa, onde a gente pode verificar os principais profissionais do estado, ter o índice, o catálogo dos profissionais. Eu acho que, para o escritório de advocacia em si, é mostrar o que o escritório tem de melhor e para isso essa iniciativa é fundamental".
Defensora pública, em Salinas, Jaqueline Loureiro destacou: “acho que é importante a sociedade conhecer o nosso trabalho porque, nós, da Defensoria, trabalhamos para o povo e o povo tem que conhecer, tomar conhecimento do nosso trabalho e dos seus direitos”.
O advogado, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Fibra, Vicente Noronha, enfatizou que a Fibra apoia o projeto do Anuário do Direito do Pará pelo segundo ano consecutivo, porque o entende significativo para a classe.
“O Anuário é importante para todos os amazônidas.Com o Anuário estamos fortalecendo o que há de mais primoroso, que é elevar a nossa região e o nosso estado para todos os cantos do país. Neste Anuário podemos congregar os melhores juristas, advogados e defensores que temos em nosso estado”.
Noronha recordou que o curso de direito da Fibra foi criado em 2005 e está consolidado, com o conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação. "É uma honra grande estarmos juntos nesse projeto, principalmente, no momento como esse em que a Amazônia está discutindo as questões do ecossistema, os nossos diferenciais e tudo que está por vir com COP 30. Toda sociedade está mobilizada para que possamos ter dias melhores e mostrar para o mundo que o Pará merece ser reconhecido".
“A gente chega a esta segunda edição com muita felicidade, no ano passado, a gente abriu esse projeto que começa com a edição impressa lançada hoje e ele tem um canal digital que fica no ar também durante o ano inteiro, as entrevistas que a gente faz", afirmou a diretora de Mercado do Grupo Liberal, Aline Viana..
Ela explicou o objetivo do projeto: "é lançar luz para esse mercado que é tão importante e como tudo está mudando muito rápido na vida, há mudanças comportamentais, trabalhistas, mudanças em todas as frentes e essa profissão é cada vez mais demandada a gente quer realmente aproveitar o mês de agosto, o mês do profissional advogado para valorizar a profissão”,
O advogado Francelino Neto atua na advocacia criminal e elogiou a publicação. "É uma satisfação participar novamente do Anuário e aqui, nesse evento, a gente encontra amigos operadores do direito e com a publicação a gente faz contatos com advogados iniciantes e antigos. Eu só tenho a agradecer em poder participar novamente", disse.
A advogada Hannah Anijar Bibas também parabenizou o Grupo Liberal pelo Anuário. "Ele é de extrema importância porque valoriza a classe, os profissionais que atuam e permitem que a Justiça seja aplicada, na prática, Mas, também ele tem o objetivo de unir os colegas de, um modo geral, os que atuam com ética, proatividade em prol da sociedade. Parabenizo o jornal Liberal pela iniciativa e acredito que cada ano será um sucesso maior".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA