CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fiscalização flagra porto clandestino de grãos em Barcarena; Prefeitura interdita estrutura ilegal

“Porto móvel” foi identificado durante fiscalizações de rotina

O Liberal
fonte

A Prefeitura de Barcarena, na região metropolitana de Belém, interditou um porto clandestino de grãos que operava no bairro São Francisco. No local, foi constatada a movimentação e o armazenamento de grãos de forma ilegal, bem como o embarque do produto sem qualquer tipo de licenciamento ambiental ou autorização municipal.

A estrutura irregular foi descoberta durante uma operação de rotina, realizada na terça-feira (23) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMADE), com apoio do Departamento de Fiscalização (DEFIS) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

image Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município
Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país

Conforme informações divulgadas pela Prefeitura, a estrutura, que funcionava como um “porto móvel”, recebia e embarcava grãos de forma irregular, utilizando uma balsa ancorada em área imprópria e em desacordo com o Plano Diretor do município.

“A Prefeitura de Barcarena atua com firmeza para garantir que o desenvolvimento econômico do município ocorra de forma legal, responsável e sustentável. Infrações como essa comprometem não só o meio ambiente, mas também a segurança e a economia local”, declarou o prefeito Renato Ogawa.

Após a descoberta do porto clandestino, a empresa responsável pela área teve a licença de uso e ocupação do solo revogada, enquanto a empresa dona da balsa foi autuada por operar sem licença, em área proibida, e por descumprir um embargo ambiental anterior.

A gestão municipal informou ainda que a companhia responsável por receber as cargas irregulares — uma gigante que opera um terminal de grãos em Vila do Conde — também será penalizada.

"Não é esse o relacionamento que a gente espera das empresas que estejam sediadas em nosso município. Acredito que a legislação deve ser respeitada e o bom relacionamento que existe deve ser preservado. Vamos tomar as medidas necessárias e cabíveis para que a gente possa responsabilizar aqueles que estão, de alguma forma, causando algum dano para o meio ambiente por meio de alguma atividade não licenciada”, pontuou o prefeito. 

Atualmente, Barcarena é um dos principais polos logísticos do Norte do Brasil, com forte atuação nos setores portuário e do agronegócio.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA