Etanol mais caro; entenda o que influencia a alta de preços
Muitos motoristas optam pelo álcool, mas, com valores elevados, nem sempre compensa substituir a gasolina pelo etanol
Com a alta do preço da gasolina, muitas pessoas vão atrás do etanol para abastecer o carro de uma forma mais barata. Mas, nem sempre isso compensa. Você sabe por que esse produto tem ficado mais caro?
Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam que o preço do etanol vem subindo, apertando o bolso do consumidor que paga combustível. A média nacional no meio de abril foi de R$ 5,24 por litro do álcool, sendo que uma semana antes ficou em R$ 5,01.
Por que o etanol está mais caro?
Geralmente iniciando em abril, a safra de cana-de-açúcar teve atrado neste mês, e pelo menor ritmo de produção, foi mais difícil para as distribuidoras encontrarem etanol disponível no mercado.
Além disso, a queda da safra de cana em 2021, por conta das secas e das geadas, também influenciou na alta do combustível, já que o clima impactou o desenvolvimento das plantas e a capacidade de converter essa espécie em açúcar.
Cenário de alta pode mudar
Mas, nem tudo está perdido. Especialistas acreditam que o etanol pode ficar mais barato a partir de maio, porque, ainda em abril, deve haver um aumento na oferta do combustível e uma estabilização do mercado.
E a procura pelo etanol também deve cair por ter deixado de ser vantajoso em relação à gasolina em muitos Estados.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA