Especialista dá dicas de como preparar um currículo para ser analisado por IA

Automação na triagem dos currículos já é uma realidade no Pará, afirma conselheira da ABRH-PA

Emilly Melo
fonte

Os processos de seleção para vagas de emprego estão cada vez mais dinâmicos e influenciados pela tecnologia. A Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Pará (ABRH-PA) e especialista em recolocação e transição de carreiras, Iza Reis, afirma que grandes empresas e multinacionais que operam no Pará já adotam as tecnologias da informação como parte dos processos de recrutamento, apesar de ainda não serem maioria.

“À medida que a tecnologia se torna mais acessível e o mercado local se moderniza, é provável que o uso desses sistemas cresça também no Pará. Para profissionais locais, isso significa que se preparar para a seleção automatizada será cada vez mais importante”, pondera Iza.

Para os profissionais que buscam se preparar para os processos de seleção que utilizam inteligência artificial (IA) e sistemas automatizados de triagem, Iza Reis destaca que uma das principais estratégias é otimizar o currículo, tornando-o “algoritmizado”, assim como o perfil no LinkedIn, por meio de palavras-chave e competências relevantes para a vaga desejada.

A especialista alerta que o documento deve ter uma formatação simples e clara, e, se possível, evitar gráficos complexos ou fontes incomuns que possam dificultar a leitura pelo algoritmo.

Reis orienta que o profissional personalize o currículo para cada vaga específica, pois aumentam as chances de passar pela triagem automatizada, porque demonstra um alinhamento direto com os requisitos da posição.

Como preparar um currículo para ser analisado por IA

  • Otimize o seu currículo e use se palavras-chave 
  • Destaque as suas competências que ache relevante para a vaga desejada
  • Priorize documentos com formatação simples
  • Personalize o seu currículo para cada vaga específica
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA