Entenda por quê produtos da AliExpress, Shein, Shopee vão chegar mais caros ao país

A Receita Federal está trabalhando em uma Medida Provisória para fazer com que as compras que chegam ao Brasil venham com um tributo a ser pago

Amanda Martins
fonte

Os produtos vendidos pela AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre podem começar a vir para o Brasil com os preços mais caros. Isso porque a Receita Federal está trabalhando em uma Medida Provisória (MP) para tributar as roupas e produtos eletrônicos que são vendidos no exterior e enviados para o país. A medida, que quer combater o "camelódromo virtual”,  foi tomada após pressão de empresários brasileiros do setor de varejo.

VEJA MAIS

image Empresários pedem restrição da AliExpress, Wish, Shopee e outras importadoras
Donos de lojas de varejo levaram à Presidência uma denúncia sobre as empresas que vendem produtos chineses

Na quarta-feira (23), durante um almoço organizado pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, afirmou que o órgão já está preparando uma proposta para impedir a entrada dos produtos no Brasil sem pagar um “x” tributo. Se a MP for aprovada, os produtos que chegarão às mãos dos brasileiros vão ficar mais caros.  

A mudança teria começado quando uma comitiva composta pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan, e pelo CEO da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki, que fazem importação de produtos vindos da China levou à presidência da República e senadores, denúncias contra as plataformas de compras virtuais. Estima-se que, em 2021, o Brasil perdeu R$ 290 bilhões entre arrecadação tributária e faturamento das indústrias.

(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA