Entenda o que são e como acumular milhas para ter descontos em passagens
Como uma "moeda de troca", as milhas podem ser conseguidas por meio de viagens, nos programas de fidelidade, ou pelo acúmulo de pontos no cartão de crédito
Quando se trata de economizar com viagens, muito se fala nas milhas, que podem ser trocadas por passagens aéreas. Mas, afinal, o que são elas e como conseguir?
Milhas: o que são?
Elas funcionam como uma "retribuição" das companhias aéreas aos clientes pelo uso dos serviços, como uma moeda de troca. Quanto mais viagens ou serviços o cliente adquire, mais milhas ele acumula. É uma estratégia das empresas para fidelizar clientes.
Quem pode ter milhas?
Qualquer pessoa que esteja cadastrada nos programas de fidelidade pode acumular as milhas, mas essa só é uma boa opção para quem viaja muito. Pra quem só usa o serviço de vez em quando, não é a melhor estratégia. Afinal, se uma pessoa viaja esporadicamente e paga uma tarifa barata, não vai conseguir juntar uma boa quantidade de milhas.
Quais as formas de conseguir milhas?
Além de usar os próprios serviços das companhias, há outras formas de ter acesso às milhas, como pelo acúmulo de pontos gerado pelo uso cartão de crédito. Dessa forma, os pontos acumulados podem ser transferidos para os programas de fidelidade das companhias aéreas e transformados em milhas.
Lembre-se: para conseguir fazer isso, além de fazer e utilizar o cartão de crédito, ainda é preciso se cadastrar nesses programas porque, depois de juntar os pontos, é preciso transferí-los para os programas das companhias para, então, conseguir emitir a passagem.
Quanto vale uma milha?
Atualmente, os bancos oferecem cartões que geram de 1 a 4 pontos para cada US$ 1 gasto. Mas as milhas são como uma moeda virtual. O valor delas varia de empresa para empresa e também pode oscilar por data de viagem.
Mas atenção: seja qual for a forma que escolher para acumular milhas, é importante ficar de olho na data de validade do benefício para não perdê-lo. Depois que as milhas vencem, você já não pode mais usá-las.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA