Dilma é eleita 'Mulher Economista 2023'; na gestão dela, Brasil teve maior recessão de sua história

Homenagem foi anunciada pelo Conselho Federal de Economia

O Liberal
fonte

A ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita “Mulher Economista 2023″, por "sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira". O anúncio foi feito no último final de semana, pelo sistema Cofecon/Corecons, que reúne o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia. Lançado em 2020, o prêmio já homenageou outras duas economistas ligadas ao PT, em edições anteriores: Denise Lobato Gentil e Esther Dweck. No ano passado, a ganhadora foi a economista Tânia Bacelar, que fez parte da equipe de transição de Lula em 2022 e foi secretária de Planejamento e de Fazenda de Pernambuco.

VEJA MAIS

image TCU aponta possíveis 'graves' irregularidades em políticas de preços da Petrobras na gestão de Dilma
Análises abrangem também responsabilidade dos administradores da companhia por possíveis condutas ilegais

image STF já tem maioria para manter os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff
Mesmo com o impeachment sofrido em 2016, ela continuou elegível

Dilma Rousseff foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, nos dois primeiros mandatos de Lula. Eleita presidente em 2010, ficou no Palácio do Planalto entre 2011 e 2016, até o processo de impeachment aprovado pelo Congresso e referendado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por causa das chamadas “pedaladas fiscais”, que maquiaram o resultado das contas públicas. 

image Gastos com cartão corporativo de Lula superam os de Bolsonaro, Temer e Dilma
Planalto afirma que maioria das despesas se dá devido a viagens internacionais do presidente

image Rosa Weber vota contra ações que pedem cassação dos direitos políticos de Dilma Rousseff
Ministra disse que o impeachment é um processo político e que o tribunal não deve interferir na decisão do Senado

Em sua gestão, em 2015 e 2016, o Brasil enfrentou a maior recessão da história, com uma queda acumulada de quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB), percentual superior, inclusive, ao período da Grande Depressão de 1929. Em 1981 e 1983, apesar da recessão também ter sido forte, a queda do PIB não ocorreu em dois anos seguidos, como na gestão Dilma. Além disso, o impacto da retração econômica foi amenizado pelo crescimento de 0,83% do PIB em 1982.

No governo Dilma também foram produzidos os dois maiores déficits primários (saldos das receitas e despesas do governo, sem o pagamento dos juros da dívida) desde o início do governo Collor. Os rombos chegaram a 1,9% e 2,5% do PIB, em 2015 e 2016, respectivamente. Só no auge da pandemia, em 2020, o déficit primário foi maior, de 9,8% do PIB.

image Presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff se reúne com Vladimir Putin na Rússia
Ex-presidente do Brasil participa nesta quarta-feira das atividades da 2ª Cúpula Rússia-África - Fórum Econômico e Humanitário, em São Petesburgo

image Lula, Helder e outras autoridades participam da posse de Dilma como presidente do banco do Brics
Indicada pelo governo Lula, Dilma tem mandato à frente da instituição até julho de 2025.

Dilma também emprestou quase R$ 500 bilhões do Tesouro para os bancos públicos, especialmente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quitados durante a gestão de Paulo Guedes no extinto Ministério da Economia, no governo de Jair Bolsonaro. 

Atualmente, Dilma Rousseff preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), mais conhecido como Banco do Brics. 

"A premiação marca não apenas a celebração do mérito da economista, mas também destaca a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social. O Sistema Cofecon/Corecons reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o reconhecimento do talento feminino em todas as esferas profissionais. A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil", diz o sistema Cofecon/Corecons. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA