CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Detran do Pará divulga calendário de pagamento e alerta para penalidades no licenciamento anual

Atraso sujeita o proprietário a multa gravíssima de R$ 293,47, sete pontos na carteira

O Liberal
fonte

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) divulgou o cronograma de pagamento para o licenciamento anual de veículos, que compreende os meses de março a novembro. Os condutores podem verificar as datas de vencimento no site do Detran (www.detran.pa.gov.br), de acordo com o último dígito da placa de seus veículos.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), popularmente conhecido como licenciamento, é um documento obrigatório a ser pago anualmente. Ele atesta a adequação do veículo para circular conforme as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

VEJA MAIS

image Saiba quais multas de trânsito podem ser transformadas em advertência e como recorrer
Bons condutores têm a opção de solicitar a conversão desde abril de 2021

Os motoristas devem estar cientes dessas datas, visto que o licenciamento engloba o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e possíveis multas de órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Caso haja pendências, mesmo com o pagamento da taxa do Detran, o licenciamento não será efetivado.

O Detran adverte sobre as penalidades decorrentes do não pagamento na data estipulada. Enrique Barbosa, coordenador de registro de veículos do Detran, explica que o atraso sujeita o proprietário a multa gravíssima de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a possibilidade de retenção do veículo no parque do Detran até a resolução de todas as pendências, conforme previsto no CTB.

Veja como efetuar o pagamento

Para efetuar o pagamento do licenciamento, o responsável pelo veículo deve acessar o site do Detran, selecionar a opção "Veículos – Licenciamento Anual", informar a placa, Renavam e CPF do proprietário. Em seguida, é necessário emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) e efetuar o pagamento nos bancos conveniados. O DAE também pode ser obtido presencialmente.

Após o pagamento, que engloba todos os débitos do veículo, os proprietários podem baixar ou imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) no site do Detran, na seção "Emissão de CRLV-E", sob a aba de Serviços de Veículos.

Aqueles com licenciamentos de anos anteriores pendentes podem regularizar a situação no Detran, postos avançados ou Ciretrans, sendo permitido o parcelamento dos débitos por meio de cartão de crédito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA