Aneel analisa reajustes de 16,1% a até 44,4% na energia em quatro estados do Norte e Nordeste
Maior índice proposto, de mais de 40%, é para o estado do Amapá. Processo está em fase de consulta pública
A conta de luz dos amapaenses pode aumentar até 44,4% se a proposta de revisão da tarifa Equatorial Amapá, antiga Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), apresentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 12 de setembro for confirmada. Atualmente, o percentual está em fase de consulta pública. Além do estado vizinho ao Pará, a Agência analisa outros três processos, que também podem resultar em grandes reajustes na conta de energia os moradores de estados das regiões Norte e Nordeste.
VEJA MAIS
Os reajustes em análise pela Aneel são os seguintes:
- Piauí (Equatorial): 20,6%;
- Rondônia (Energisa): 16,1%;
- Acre (Energisa): 22%;
- Amapá (Equatorial): 44,4%.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, argumentou durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta quinta-feira (5), que a região Norte tem os maiores custos de distribuição de energia do Brasil, por isso os percentuais de reajuste são maiores.
A alegação é de que devido a baixa densidade demográfica na região, são necessários grandes investimentos para a rede de distribuição alcançar os moradores. Sandoval afirmou também que o consumo de energia na região é menor em comparação às demais regiões.
Os aumentos propostos pela Aneel são preliminares e os processos ainda serão votados pela diretoria da Agência após a fase de audiência pública.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA