Ananindeua está entre as cidades do País onde mais se busca informação sobre empreendedorismo
Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública coloca São Paulo na liderança entre as cidades empreendedoras
Ananindeua está entre as cidades brasileiras que se destacaram em quesitos importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O estudo intitulado Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 analisou dez dimensões, incluindo infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Em relação à infraestrutura, São Paulo e Limeira (SP) lideram o ranking, seguidas de Brasília, Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), Piracicaba (SP) e Campinas. O estudo destacou que as condições urbanas e os custos de cada cidade são fundamentais para a decisão de um empreendedor abrir ou não um negócio na região.
Niterói lidera no quesito mercado
No quesito mercado, as cidades que apresentaram melhor desenvolvimento econômico e mais clientes potenciais foram Niterói, Jundiaí (SP) e Brasília. Niterói registrou o maior crescimento real do PIB no período, além de ter o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
Já no acesso a capital, algo que favorece muito os negócios, as cidades mais bem ranqueadas foram São Paulo, Osasco (SP), Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Os pesquisadores explicaram que a facilidade em obter recursos financeiros é um dos principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades.
No quesito inovação, Florianópolis, Limeira e Campina Grande foram citadas como locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. O estudo destacou que empreendedores inovadores estão associados também à identificação de novos produtos, processos e mercados.
Em relação a capital humano, Florianópolis está na frente
O capital humano também é um ponto importante para o desenvolvimento do empreendedorismo. A liderança nesse ranking, que avalia tanto o acesso de qualidade à mão de obra básica quanto especializada, é ocupada por Florianópolis, seguida de Vitória, Santa Maria (RS) e Porto Alegre. O levantamento citou estudos indicando que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente de três formas no empreendedorismo.
VEJA MAIS
Por fim, o estudo analisou a cultura empreendedora, que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais, o que inclui conhecimento sobre os processos de abertura de empresas. Boa Vista (RR) é a cidade mais engajada para atividades empreendedoras, seguida de Macapá (AP), Brasília, Maceió, Rio Branco (AC), Ananindeua (PA) e Porto Velho (RO).
O ICE 2023 foi elaborado com base em dados do Google Trends e de outras fontes públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Banco Central. O estudo tem como objetivo fornecer informações para orientar políticas públicas para o desenvolvimento do empreendedorismo nas cidades.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA